No total, são 60 vagas distribuídas entre os dois cursos que serão realizados até o dia 17 de outubro.
A carreta do programa “Caminho da Capacitação” já está estacionada em Dracena, e as aulas dos cursos gratuitos de Panificação e Açougue começaram.
A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Dracena em parceria com o Fundo Social de São Paulo, marca o início de uma grande oportunidade para dezenas de moradores que buscam qualificação profissional, ampliação das oportunidades de emprego, geração de renda e maior independência financeira.
Instalada no antigo prédio da Plimec, a carreta despertou grande expectativa e entusiasmo neste primeiro dia de atividades. Os alunos, divididos em turmas, tiveram o primeiro contato com os professores formados em Gastronomia, Édipo Willian e sua esposa Glaucielen dos Santos, que ministrarão as aulas até o dia 17 de outubro.
Logo nas primeiras horas do dia, a prefeita Geni Lobo, a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Iraci Parizoto; a secretária adjunta de Assistência e Desenvolvimento Social, Andressa Martins; e o secretário de Gabinete e Governo, Otávio Augusto, marcaram presença no início das aulas do curso de Panificação.
“Agradecemos ao governador Tarcísio de Freitas e à primeira-dama e presidente do Fundo Social do Estado de São Paulo, Cristiane Freitas, pela oportunidade de trazer a Dracena os dois cursos que capacitarão 45 panificadores e 15 açougueiros. Também agradecemos aos alunos que aproveitaram as oportunidades e estão se qualificando para o mercado de trabalho” disse a prefeita Geni Lobo.
Aprendizado que Transforma
No total, são 60 vagas distribuídas entre os dois cursos. O curso de Panificação conta com três turmas, nos períodos da manhã (8h às 12h), tarde (13h às 17h) e noite (18h às 22h). Já o curso de Açougue oferece uma turma no período noturno (18h às 22h).
Ambos os cursos têm carga horária de 40 horas e são totalmente gratuitos, com certificação oficial. O objetivo é oferecer qualificação de qualidade para que os alunos possam atuar no mercado de trabalho como empregados ou até mesmo dar os primeiros passos para empreender e gerir o próprio negócio.
Sobre o Programa “Caminho da Capacitação”
O “Caminho da Capacitação” é uma iniciativa do Fundo Social de São Paulo, integrada ao programa Superação SP, do Governo do Estado, que tem como meta retirar mais de 100 mil famílias da linha da pobreza até 2026.
Com uma frota de mais de 30 carretas itinerantes e a oferta de cerca de 40 cursos, o projeto percorre o estado levando qualificação profissional diretamente às pessoas, eliminando barreiras geográficas e facilitando o acesso à educação profissionalizante.
Autor: Departamento de Comunicação