05 SET 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
POLÍCIA CIVIL FAZ PALESTRA SOBRE PREVENÇÃO DE GOLPES PARA O PÚBLICO DO CCI
A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia Seccional de Polícia de Dracena, ministrou nesta terça-feira, 5/09, palestra para cerca de 40 idosos assistidos e acompanhados pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI) “Pedro Pietrucci”, localizado no bairro Jardim Brasilândia. O objetivo da explanação foi ajudar os idosos a se prevenirem contra os golpes virtuais mais comuns, que vêm sendo praticados por meio do uso da internet e celulares e que acabam trazendo grande prejuízo financeiro.
O convite partiu da coordenadora do CCI, Rosana Falcão e o agente policial Reginaldo Rosa abordou o tema de forma simples e prática, discorrendo sobre as modalidades de fraudes e golpes que atualmente são aplicados e que em sua maioria tem a figura da pessoa idosa como vítima preferencial, muito em razão do grau de vulnerabilidade em que esse público alvo acaba ficando exposto.
O policial civil lembrou que apesar destas novas modalidades de golpes advindos do convívio com o mundo virtual, há ainda relatos de casos de antigos golpes, em que o ambiente de abordagem se dá na via pública (rua), como o “conto do bilhete premiado” e o “golpe que simula carro saindo fumaça”.
Durante o bate-papo, também houve espaço para sanar as dúvidas e dicas de orientações sobre como se prevenir para não ser vitimado por golpistas. No final do evento, a direção da instituição parabenizou o trabalho preventivo desenvolvido pela Polícia Civil.
Também marcaram presença a assistente social Jane Estela e a educadora social Andréia Cristina.