A “Cidade Milagre” passa a oferecer um ambiente ainda mais favorável ao crescimento econômico, ampliando a formalização de negócios, o aumento de empresas em atividade e a geração de empregos, fortalecendo a base tributária municipal.
Dracena acaba de dar um passo importantíssimo para o desenvolvimento econômico local e regional ao receber reconhecimento do Governo do Estado de São Paulo, por meio da classificação da cidade com os Selos Ouro e Inovação do Programa Facilita SP, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE).
A “Cidade Milagre” foi um dos nove municípios paulistas que recebeu os selos e a única da região.
A notícia foi recebida e comemorada pela prefeita Geni Lobo; pelo vice-prefeito e secretário de Agronegócio e Desenvolvimento Econômico, Jaime Nakano; pelo secretário da Fazenda e Orçamento, Thiago Vicente; pelo supervisor de auditoria tributária, Maílson Botelho; e pela chefe do setor de fiscalização, Ariele Marques Mazzo, durante o evento Facilita SP Municípios, realizado nesta quarta-feira (24), em São Paulo.
O encontro contou com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, além de prefeitos de diversas cidades do estado, demais autoridades e parlamentares.
Com a conquista dos Selos Ouro e Inovação, Dracena demonstrou elevado grau de adesão às exigências do programa, superando os requisitos mínimos e consolidando-se como referência em desburocratização e modernização administrativa.
Para a prefeita Geni Lobo, o reconhecimento traz legitimidade e confiança:
“Trata-se de um aval formal do Governo do Estado de que a Administração Municipal está cumprindo boas práticas de modernização, liberdade econômica e eficiência, o que fortalece a imagem institucional e amplia a confiança da população e dos empresários. Além disso, a ‘Cidade Milagre’ ganha visibilidade no cenário estadual e nacional como município favorável à abertura de empresas”, afirmou.
Para empresas e empreendedores, isso representa menos burocracia e maior agilidade na abertura e regularização de atividades, com processos mais rápidos, prazos reduzidos e exigências mais claras — especialmente para atividades classificadas como de baixo risco, que poderão ser dispensadas de licenças e alvarás.
A “Cidade Milagre” passa, assim, a criar um ambiente ainda mais favorável ao crescimento econômico, com a ampliação da formalização de negócios, o aumento de empresas em atividade e a geração de empregos, fortalecendo a base tributária municipal.
Outro ponto relevante é a atração de investidores externos, que tendem a buscar municípios com menos barreiras e maior segurança regulatória. Esse cenário estimula a inovação e a competitividade, permitindo que empresas locais cresçam e diversifiquem seus serviços.
Facilita SP
O Facilita SP é um programa do Governo do Estado de São Paulo que visa promover a liberdade econômica, a desburocratização, o licenciamento simplificado, a modernização de regulamentos e a integração tecnológica para registros e licenças.
Para os municípios, foi criado o Facilita SP Municípios, que estimula as prefeituras a adotarem práticas que facilitem a abertura e a manutenção de negócios, reduzam burocracias, compatibilizem normas municipais com as exigências estaduais e integrem seus sistemas ao Portal Integrador.
Dentro dessa iniciativa, há uma classificação por selos — Bronze, Prata e Ouro — concedidos de acordo com o número de medidas implantadas em seis eixos principais: adesão, integração tecnológica, adequação regulatória, modernização de processos, inovação e engajamento. Quanto mais medidas implementadas, maior é o reconhecimento alcançado.
Autor: Departamento de Comunicação/Prefeitura de Dracena