A iniciativa reúne idosos com idades entre 60 e 90 anos, para encontros que unem criatividade, memória e integração social.
Com o objetivo de fortalecer os vínculos comunitários e familiares, a Prefeitura de Dracena, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, desenvolve semanalmente o Projeto Retalhos de Afeto, no Centro de Convivência do Idoso (CCI).
A iniciativa reúne idosos com idades entre 60 e 90 anos, para encontros que unem criatividade, memória e integração social.
Durante as atividades, os participantes confeccionam fuxicos que, juntos, formarão uma grande colcha. Mais do que o resultado estético, cada ponto representa cuidado, paciência e afeto, simbolizando o trabalho coletivo e a valorização de cada história de vida.
Enquanto costuram, os idosos compartilham lembranças, resgatam memórias afetivas e dialogam sobre temas que estimulam trocas de experiências. O clima é de descontração, acolhimento e pertencimento, fortalecendo laços entre os participantes.
Além de promover momentos de convivência, o projeto contribui para o desenvolvimento da coordenação motora, atenção e autoestima, criando um espaço de escuta e expressão pessoal.
A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Iraci Parizotto, destaca a importância da ação:
“O trabalho do CCI é voltado para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários por meio da convivência. O Retalhos de Afeto continuará costurando lembranças, amizades e esperança, onde cada fuxico é um pedaço de história que aquece não apenas o corpo, mas também o coração.”
O projeto segue em andamento, transformando linhas e tecidos em afetos e memórias que fortalecem a vida em comunidade.
Autor: Departamento de Comunicação/Prefeitura de Dracena