Com o objetivo de promover o acesso à leitura de forma acessível, a Secretaria de Cultura e Turismo, através da Biblioteca Municipal, iniciou um novo projeto nesta quinta-feira (22). Com sacolas personalizadas pendurados em árvores, o projeto “Fruto da Leitura - Colha um livro. Cultive histórias” distribuiu livros pelo centro da cidade, oferecendo a leitura de forma gratuita à população.
A ação encantou a população, que recebeu os livros de presente e pôde desfrutar da leitura. De acordo com a bibliotecária Lauriele Lopes, o projeto foi inspirado em iniciativas já existentes, como o projeto “Olha, um livro”, também desenvolvido pela Secretaria.
“Percebemos que a abordagem do projeto ‘Olha, um livro!’ não era suficiente para alcançar toda a população, especialmente em bairros sem áreas de convivência. Com o projeto ‘Fruto da Leitura’, conseguimos expandir nosso alcance, levando livros diretamente às comunidades e promovendo ainda mais inclusão, acesso à leitura e valorização da cultura local”, afirmou Lauriele.
Nesta edição, foram disponibilizados 25 livros por diferentes árvores do centro da cidade, dispostos dentro de sacolinhas personalizadas e com um livro de colorir.
A ação deverá ocorrer uma vez ao mês e será realizada em diferentes pontos da cidade.