Dracena é a maior cidade da Nova Alta Paulista e está em pleno desenvolvimento econômico. Conforme o Departamento de Autoria Tributária da Prefeitura de Dracena, neste trimestre, em comparação ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 281,08% de empresas que abriram na Cidade Milagre.
Ainda de acordo com o departamento, foram registrados 282 novos CNPJs no sistema em 2025. Em relação ao ano passado, nos três primeiros meses o número registrado foi de 74.
Os segmentos que se destacam são aberturas de empresas nas áreas de serviços, supermercados e saúde, além do comércio em geral.
Recentemente, Dracena recebeu uma nova empresa no ramo de supermercado que está gerando 40 empregos diretos. A rede tem filiais em Adamantina-SP e Campinas-SP.
Uma filial de rede de eletrodoméstico, eletrônicos e portáteis em várias cidades do país irá inaugurar nos próximos meses em Dracena e a previsão é gerar de 25 a 30 empregos.
A prefeita Geni Lobo ressalta a importância de novas empresas se instalando na cidade. “Gera emprego e renda, além de valorizar o que Dracena tem de melhor a oferecer em infraestrutura para o desenvolvimento econômico”, disse.
“Dracena é referência e polo da região da Nova Alta Paulista. Queremos cada vez mais que ela se desenvolva e esse é o objetivo da atual gestão, gerar empregos e renda, além de incentivar através de políticas públicas para que os empresários invistam na Cidade Milagre”, disse a secretária de Administração e Desenvolvimento Econômico, Regina Moreira.
GERAÇÃO DE EMPREGOS
Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho e Emprego, Dracena gerou 857 empregos de carteira assinada em 2025.
O setor de serviços é o destaque na criação de empregos na Cidade Milagre neste ano, com 362 carteiras assinadas.
Logo na sequência aparece o setor da indústria com a criação de 229 empregos.
SELO OURO
Dracena está a um passo da confirmação pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico do selo ouro através do Programa Facilita SP.
Atualmente, conforme o Departamento de Auditoria Tributária, as atividades consideradas de baixo risco, o Certificado de Licenciamento Integrado (CLI) substitui integralmente a necessidade de alvarás ou outros atos públicos de liberação.
O CLI é expedido de forma automática e imediata através do portal Facilita SP. Isso torna o processo mais ágil, cumprindo a formalidade do programa Facilita SP, além de desburocratiza a abertura de empresas.
O Facilita SP tem como objetivo transformar o estado no maior polo de liberdade econômica para novos negócios do Brasil, com maior competitividade e atrativos para investimentos, promovendo o crescimento econômico e a criação de oportunidades de trabalho e renda.
A meta do Facilita SP é garantir a liberdade do cidadão de desenvolver atividades econômicas, trabalhar, gerar reservas e investir com menor interferência estatal, além de aliviar a burocracia sobre os empreendedores e empresários e impulsionar o desenvolvimento econômico de forma mais rápida e simples.