A Secretaria de Limpeza Pública e Meio Ambiente realizou, na manhã desta quarta-feira (12), na Sala do Cidadão, uma reunião com empresários de borracharias situadas em Dracena para tratar sobre o descarte de pneus inservíveis, que hoje acontece no Recinto da Fapidra. A reunião teve o objetivo de discutir qual a melhor forma de realizar este descarte, tendo em vista que o ecoponto se encontra superlotado.
Participaram da reunião o secretário de Limpeza Pública e Meio Ambiente, Claudinei Milan Pessoa (Melão); o diretor de Limpeza Pública, André Cardoso; o diretor de Meio Ambiente, Pedro Zanardi; a chefe de Chefe de Informação, Educação e Comunicação da Vigilância Epidemiológica, Aline Andrade; o engenheiro Ambiental Murillo Nogueira Viana; e os engenheiros agrônomos Jairo Correa Augusto da Silva e Leonardo Bortolan Santos.
Também estiveram presente sete representantes de borracharias, que puderam expor as suas opiniões e sugerir formas de melhorias para que a logística reversa desse material ocorra da melhor forma. Após a reunião, os integrantes foram até o ecoponto para verificar, in loco, a situação do local.
A logística reversa desse material é obrigatória e cabe à empresa realizar a destinação correta. A Prefeitura atua como parceria, disponibilizando área de armazenamento temporário para os pneus inservíveis e ainda faz o contato com empresa especializada que realiza a coleta desse material, de tempos em tempos, para a destinação correta.
Com a grande demanda de pneus, o ecoponto se encontra superlotado, além de que o material é descartado de forma desorganizada por algumas empresas. Com isso, foi necessário realizar a reunião para reavaliar a forma de funcionamento do ecoponto. Ainda serão realizadas novas tratativas para a tomada de decisão.
A Secretaria de Limpeza Pública e Meio Ambiente também já estuda um local mais amplo, cobertura e com segurança para receber esse material.