07 MAR 2022
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
PREFEITURA É PARCEIRA DO PROGRAMA PROMOVENDO A SAÚDE NO CAMPO PARA MELHORAR O SANEAMENTO BÁSICO RURAL

A falta de tratamento de esgoto na zona rural é um problema crônico no Brasil, por isso boa parte da população não conta com esse serviço que é essencial para a saúde, evitando assim várias doenças decorrentes de contaminações. Além da saúde, o meio ambiente é outro grande prejudicado, pois esses efluentes contaminam o solo e também lençóis freáticos, córregos e rios. Com isso, torna-se necessário apresentar um método que substitua ou amenize os efeitos da falta de saneamento básico na zona rural, devendo ele ser prático, e de baixo custo, mas que seja objetivo em resolver os problemas apresentados.
O SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sindicato Rural de Dracena em parceria com Prefeitura de Dracena realizaram nos dias 5 e 6 de março, o curso Fossa: programa promovendo a saúde no campo, saneamento básico rural - infraestrutura e educação ambiental.
O curso contou com a participação de 20 pessoas, na Chácara São João, no bairro Tocantins, de propriedade de João Pereira dos Santos.
A ação abordou recursos sociais para construções sanitárias, orientações gerais e encaminhamentos de água e de esgoto e outorgas para uso da água.

A construção de fossas sépticas em substituição as fossas rudimentares ou até mesmo a esgotos ao ar livre, garante além da melhor qualidade de vida e saúde de quem reside na área rural, mas também evita a contaminação do solo, e de lençóis freáticos, além disso, a água proveniente pode ser reutilizada em outras atividades como a própria agricultura.

O objetivo foi propiciar informações sobre saneamento básico com vistas a desenvolver hábitos preventivos de saúde e a preservação ambiental.
Como resultado pôde ser observado uma melhor destinação de efluentes, evitando a contaminação de lençóis freáticos, e corpos de água e solo, tendo um ambiente ambientalmente sustentável, também evitando problemas de saúde que são causados por estas contaminações.

O curso gerou interesse na população rural, tirando muitos da ociosidade, e tornando-os capazes de repassar o conhecimento para outras pessoas, e para outras gerações. Outro benefício observado foi o reuso da água tratada proveniente do esgoto na irrigação da agricultura ou pecuária.