09 JUN 2021
PLANEJAMENTO URBANO
DRACENA É CONTEMPLADA COM RECURSO DO FEHIDRO NO VALOR DE POUCO MAIS DE R$ 276 MIL
Diretoria da Emdaep busca oferecer melhores condições de serviços a população

O município de Dracena foi contemplado com recurso estadual através do Fehidro - Fundo Estadual de Recursos Hídricos. O valor corresponde a R$ 276.062,20, conforme informou o presidente da Emdaep - Empresa Municipal de Desenvolvimento Água, Esgoto e Pavimentação, o vice-prefeito Guido Baggio.

O montante será utilizado em plano de ação para redução de perdas de água na cidade. Segundo Baggio atualmente tal situação é considerada baixa. Serão adquiridos hidrômetros modernos, macromedidores e micromedidores de água.

Baggio informou que o município entrará com a contrapartida no valor de R$ 38.001,72, sendo o total do investimento em R$ 314.063,92.

“Iremos instalar macromedidores nas bocas dos 23 poços e recalques que há na área do município e cerca de 1.500 micromedidores em residências, tudo pensando em viabilizar a contenção de perdas”, explicou o presidente da Emdaep. Ele pontuou também que os hidrômetros modernos serão fundamentais para poder controlar a vasão da água por telemetria.

O prefeito André Lemos enalteceu o trabalho que o presidente da Emdaep vem fazendo frente à empresa municipal. Falou que seu vice-prefeito tem se mostrado um excelente líder na Emdaep, conseguindo obter recursos tão importantes para o município como este, neste momento. “Essa ação que será implantada visa justamente em ofertar um serviço de melhor qualidade à população e não deixar faltar água, com isso proporcionando qualidade de vida aos dracenenses”, afirmou o prefeito.

A telemetria de água é uma solução automática e que economiza dezenas de horas de trabalho. Entre os benefícios que um sistema de telemetria de recursos hídricos proporciona estão: aferição precisa; redução de custos; monitoramento 24 horas; registro da operação; automatização de processos; gerenciamento remoto; alertas e notificações.

Baggio citou que otimizando o serviço, a assistência passa a ocorrer no momento em que se verifica o problema, como por exemplo, evitar a falta de água para determinado bairro.

Ele disse que assim que for providenciada toda a parte burocrática com relação a documentações e licitação o serviço entrará em operação na cidade.