Unidade reforça a rede de reintegração social no município; solenidade ocorreu na manhã desta quarta-feira (8), na Câmara Municipal.
Na manhã desta quarta-feira (8), foi inaugurada a Central de Atenção à Pessoa Egressa e Família (CAEF) de Dracena.
O evento solene de inauguração ocorreu na Câmara Municipal.
A prefeita Geni Lobo e os secretários municipais estiveram presentes no evento.
A Polícia Penal do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), realizou a solenidade, que contou com a presença do coordenador de Execução Penal da Região Oeste, Roberto Medina, representando o diretor-geral da Polícia Penal, Rodrigo Santos Andrade; do coordenador substituto de Reintegração Social e Cidadania, Adriano Luciano, representando a coordenadora, Carolina Passos Branquinho Maracajá; do chefe do Departamento Penitenciário de Dracena, Athaide Nunes Dias; da juíza de Direito da 1ª Vara da Comarca de Dracena, Aline Tabuchi da Silva, e de demais autoridades.
Em seu discurso, a prefeita Geni destacou a importância da parceria entre a Polícia Penal, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a Prefeitura de Dracena e o Poder Judiciário:“Hoje, Dracena dá mais um passo importante na construção de uma cidade mais humana, mais justa e mais solidária. A CAEF representa muito mais do que um espaço físico: ela simboliza a segunda chance, a confiança no recomeço e o compromisso com a dignidade humana”, ressaltou.
A nova central passa a integrar a Unidade de Atendimento de Reintegração Social de Dracena, que, desde 2016, já conta com a Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA).
Com a inauguração da CAEF, a unidade amplia os serviços oferecidos, passando a disponibilizar atendimento especializado a pessoas egressas do sistema prisional e a seus familiares — tanto de pessoas privadas de liberdade quanto de egressas.
O Programa de Atenção à Pessoa Egressa e Família, criado em 2003, já realizou mais de 2,4 milhões de atendimentos em todo o estado. O programa oferece orientação social e jurídica, apoio à qualificação profissional, incentivo à geração de renda e acesso a políticas públicas, com o objetivo de promover autonomia, fortalecer vínculos familiares e combater o estigma social do pós-cárcere.
A implantação da CAEF de Dracena é resultado da articulação entre a Polícia Penal, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a Prefeitura de Dracena e o Poder Judiciário. Com essa inauguração, o Estado de São Paulo passa a contar com 68 unidades do tipo, além das 98 CPMAs instaladas em diferentes municípios.
Serviços
A Central de Atenção à Pessoa Egressa e Família (CAEF) de Dracena está localizada na Rua Euclides da Cunha, nº 1.115, Centro.
O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O telefone é (18) 3822-1590.
Autor: Departamento de Comunicação