Evento promovido pelo Rotary Club de Dracena, em parceria com a Secretaria de Educação, destacou a importância da leitura e da escrita como bases para a cidadania.
Setembro é reconhecido mundialmente como o mês de conscientização sobre o analfabetismo. A data central das reflexões é o Dia Internacional da Alfabetização, celebrado em 8 de setembro e instituído pela UNESCO para destacar a importância da alfabetização para o desenvolvimento individual e coletivo.
Pensando nisso, o Rotary Club de Dracena promoveu, um evento especial para debater o tema. A ação contou com a participação fundamental de profissionais da rede municipal: a diretora Rosilene Aparecida Grosso e o professor de apoio psicológico Rogério Santana, ambos da EMETF Profa. Izaura Sampaio, que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Os educadores, que diariamente estão na linha de frente do combate ao analfabetismo em nossa cidade, abordaram os desafios, as conquistas e as estratégias eficazes para ensinar jovens e adultos a ler e escrever, durante a palestra “Educação Básica e Alfabetização”.
Essa iniciativa fortalece a parceria entre o poder público e as entidades da sociedade civil, potencializa os esforços para erradicar o analfabetismo e dá visibilidade tanto ao tema quanto ao trabalho desenvolvido pela EJA.
A Secretaria Municipal de Educação parabeniza o Rotary Club de Dracena pela iniciativa e reafirma seu compromisso com a educação de jovens e adultos, garantindo acesso a uma educação de qualidade e ao direito inalienável de todo cidadão dracenense à alfabetização.
Autor: Departamento de Comunicação/Prefeitura de Dracena