A equipe da Secretaria de Educação realizou, na última sexta-feira (24), uma reunião com diretores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Infantil (EMEFI) para dialogar sobre as ações relacionadas ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). O programa é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com estados e municípios.
Durante a reunião, o articulador municipal, professor Thiago Matarucco, fez orientações acerca do programa, informando sobre demandas referentes a avaliação de fluência leitora que vem sendo aplicada da rede e que compõe o processo de avaliação para a identificação de necessidades a serem sanadas para a melhoria da aprendizagem dos estudantes.
A secretária de Educação, Thaís Miranda Martins, destaca que o processo de avaliação é muito amplo, sendo necessário o momento de diagnóstico, perpassando a avaliação formativa até a identificação a ser observada por meio dos indicadores, portanto, é fundamental que esse trabalho seja desenvolvido sistematicamente para sanar as necessidades ao longo do percurso.
CNCA
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem como finalidade garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o final do 2º ano do ensino fundamental e foca a recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia. O Compromisso estabelece, entre seus princípios, a promoção da equidade educacional, sendo considerados aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero; a colaboração entre os entes federativos; e o fortalecimento das formas de cooperação entre estados e municípios.