O município de Dracena passou a contar neste ano com o atendimento de dois CAPS - Centro de Atenção Psicossocial, sendo o CAPS I e o CAPS ad II. A diretora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde Joice Leite informou que o CAPS I atua no atendimento de pessoas com transtorno mental severo e persistente.
No CAPS I trabalham três médicos psiquiatras; uma enfermeira; cinco psicólogos; dois assistentes sociais; duas recepcionistas e uma terapeuta ocupacional.
“Em especial estamos com a equipe do Autismo TEAMO junto na mesma unidade, uma vez que faz parte do nosso serviço. O nosso compromisso é ser uma gestão responsável e buscar sempre por melhoria e qualidade”, comentou Joice.
A sede está instalado na Rua Monte Castelo, 1.368, no centro da cidade, perto do Supermercado Troyano Mais. Funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h, sem fechar para o almoço. O telefone do CAPS I é 3822-4950.
CAPS AD II
O CAPS ad II, instalada no Jardim Jussara atende pacientes cuja demanda é álcool, drogas e tabagismo. “Hoje o CAPS ad II é referência para 11 municípios. O nosso serviço inclui as atividades, consultas médicas; consultas psicológicas; atendimento individual; atendimento em grupos; atendimento em oficinas terapêuticas; visitas domiciliares; atendimento à família; entre outros serviços. Os pacientes assistidos em um turno (4 horas) recebem café da manhã e almoço”, explicou a diretora Joice.
A equipe do CAPS ad II é composta por médica psiquiatra; médica clínico geral; duas assistentes socais; duas psicólogas; enfermeira com formação em saúde mental; técnica de enfermagem; escriturária; recepcionista; serviços gerais; duas estagiárias e um diretor.
Joice disse que atualmente estão sendo atendidos entre 25 a 35 pacientes por dia. As portas estão abertas das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, Rua Frederico Ozanan, 2.591. O telefone: 3822-4050.
ACOLHIDA
As unidades dos CAPS trabalham em regime de porta aberta, sem necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento, oferecendo acolhimento e tratamento multiprofissional.
“Logo quando o paciente busca o nosso serviço, o mesmo passa por uma triagem com a equipe profissional do CAPS sendo acolhido e orientado sobre o tratamento correto. As equipes estão habilitadas para prestar o cuidado em atenção psicossocial, buscando preservar a cidadania da pessoa. Não queremos cuidar apenas do problema psico, mas sim de priorizar a qualidade de vida”.
Joice disse que está passando por um processo de transição de mudanças e algumas coisas levam algum tempo para ficarem totalmente organizadas. “Pedimos o apoio da população que para tirar dúvidas, basta nos procurar”.