08 MAR 2022
SAÚDE
PARKINSON, HIPERTENSÃO E DIABETES: PARCERIA ENTRE PREFEITURA E UNIFADRA ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS
São para programas gratuitos que visam à melhoria da qualidade de vida destes pacientes
A Unifadra Dracena, em parceria com a Prefeitura de Dracena e a Secretaria Municipal de Saúde, mantém dois projetos voltados aos cuidados com a população acometida pelas doenças de Parkinson, hipertensão e diabetes: o Programa Parkinson e o Projeto Viva a Vida. As atividades são gratuitas e foram retomadas presencialmente em fevereiro. Para participar, venha no dia das atividades e fale com uma das professoras responsáveis.
Segundo a Profa. Dra. Denise Bueno, orientadora dos projetos, ambas as estratégias têm se mostrado muito benéficas ao longo dos anos, tornando-se grandes aliadas nos tratamentos dessas pessoas. "O benefício sempre será a característica de sociabilidade e ausência de efeitos colaterais, diferentemente do que acontece nos tratamentos medicamentosos. Os resultados são incríveis e as pessoas passam a realizar com mais facilidade as tarefas do dia a dia", ressalta.

Programa Parkinson
Qualquer pessoa diagnosticada com a doença de Parkinson pode participar deste programa e o trabalho consiste em duas sessões semanais de 60 minutos com atividades de marcha, coordenação, flexibilidade, força, equilíbrio e controle postural. Além disso, os pacientes e seus cuidadores recebem apoio psicológico, graças à parceria com o curso de Psicologia da Unifadra.

Quando: segunda e quarta-feira, das 9h às 10h OU das 10h às 11h
Onde: Unifadra (entrada pelo Anglo-CID: Av. Alcides Chacon Couto, 395, Dracena, SP)
Para participar, basta vir no dia das atividades e falar com as professoras Denise ou Luciana. Informações: (18) 3821-9004

Realizado desde 2018, o Programa Parkinson é totalmente gratuito.
Acompanhe as novidades do programa em: https://www.instagram.com/parkinson.unifadra

Projeto Viva a Vida
Destinado a pessoas com hipertensão e diabetes, este projeto busca auxiliar no controle das doenças, além de melhorar a saúde e a qualidade de vida por meio de atividades físicas. Os participantes são monitorados por docentes e discentes dos cursos de Educação Física e Enfermagem da Unifadra e passam por avaliação física, funcional e fisiológica periódica.
As atividades são realizadas duas vezes por semana, no período da manhã, em diferentes espaços cedidos pelo município e incluem exercícios que visam ao condicionamento cardiopulmonar e neuromuscular, como caminhada, hidroginástica, dinâmicas e circuitos.
Para participar, os interessados devem vir no dia das atividades e falar com as professoras Denise ou Aline (nesse primeiro contato, são orientados sobre o atestado médico para iniciarem as atividades do programa).

Quando: terça e quinta, das 7h às 8h:
- no Jardim Brasilândia (quadra "Francisco de Assis")
- no Jardim Jussara (UBS)
Quando: terça e quinta, das 8h às 9h:
- Centro Social Urbano (Plimec)
- Ginásio Dovilho Moura

O Projeto Viva a Vida foi iniciado em 2007 e está catalogado no Ministério da Saúde (implementado a partir da seleção no edital de práticas corporais/atividade física lançado em 2006 pelo Ministério da Saúde).
Acompanhe o Projeto Viva a Vida: https://www.instagram.com/vivaavida.unifadra/