24 SET 2021
CAPS E SAÚDE MENTAL FAZEM AÇÕES EM PREVENÇÃO AO SUICÍDIO
Palestra hoje com a psicóloga Fernanda Cristina, do Caps
Em alerta ao Setembro Amarelo, município reúne rede de trabalho para falar sobre o assunto
Hoje, 24/09, o Centro de Atendimento Psicossocial CAPS AD II de Dracena promoveu o 1º Encontro da Rede Municipal ‘Trabalhando juntos na prevenção ao suicídio’, marcando o Setembro Amarelo.
A diretora do CAPS e da Atenção em Saúde Mental do município, psicóloga Joice Leite Barbosa e a psicóloga Fernanda Cristina, do Centro falaram sobre a importância da campanha contra o suicídio e ressaltou a união dos segmentos para desenvolver a ação em conjunto. O encontro reuniu toda a rede de trabalho formada pela Saúde, Educação e Assistência Social.
Participaram agentes comunitários de saúde, representantes do CRAS e CREAS, Conselho Tutelar, diretores das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Casa do Adolescente.
O prefeito André Lemos, a primeira-dama e secretária de Assistência Social Bianca Lemos Kozan, também a secretária de Saúde Cláudia Luginick e a diretora de Atenção em Saúde Meliane Pereira, assim como a chefe de Atenção Básica em Saúde Patrícia Inocêncio marcaram presenças.

MAIS AÇÃO
No dia 6 deste mês, também aconteceu no CAPS palestra sobre o mesmo tema – suicídio, tendo como participantes pacientes assistidos pela Saúde Mental do município, na Policlínica. A palestra foi desenvolvida em parceria com a Faculdade de Enfermagem, da Unifadra-Fundec.
A diretora da Saúde Mental Joice Barbosa informou que por mês, são atendidos em média 1.500 pacientes no setor instalado na Policlínica.

A CAMPANHA SETEMBRO AMARELO® SALVA VIDAS!
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo®. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.
São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.