15 JUL 2021
CULTURA
PROJETO DA SECRETARIA DE CULTURA DE DRACENA TERÁ PARTICIPAÇÃO INÉDITA NO 12º SEMINÁRIO INTERNACIONAL BIBLIOTECA VIVA-2021
Diretora de Cultura Mayra Simões, secretário Douglas e a bibliotecária Lauriele
O Projeto ‘Disque História’, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Dracena, foi selecionado entre 85 propostas enviadas de todo o Brasil para compor a programação do evento
Dizem os pensadores que são nos momentos difíceis que nascem as boas ideias, que muitos se reinventam, e foi com esse propósito que nasceu o Projeto ‘Disque História’, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Dracena, através da Biblioteca Municipal ‘Profª Nilce Teresinha Arinos de Carvalho’, por meio da bibliotecária Lauriele Martins Lopes.
E agora, toda equipe da Cultura assim como da administração municipal, representada pelo prefeito André Lemos está em festa, porque o ‘Disque História’, foi selecionado para o 12º Seminário Internacional Biblioteca Viva- 2021.
O prefeito André e o secretário Douglas cumprimentam Lauriele pelo trabalho desenvolvido que certamente representa muito para os participantes, principalmente neste período que tantas coisas precisaram ser alteradas na vida em geral, devido à pandemia, fazendo com que a leitura preenchesse momentos nas vidas dos que procuram pelo serviço.
O seminário é parte integrante de um conjunto de ações do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo), coordenadas pela Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura, gerenciadas e executadas pela SP Leituras. Tem apoio institucional da FEBABFESPSP, Instituto Cultural Etc, Rede Beija-flor de Pequenas Bibliotecas Vivas de Santo André e Rede Leitura e Escrita de Qualidade para Todos. A iniciativa conta ainda com a parceria do Goethe-Institut São Paulo.
O secretário de Cultura de Dracena, Douglas Carvalho conta que foram 85 propostas enviadas de todo o Brasil para compor a programação do evento. A iniciativa dracenense foi selecionada para um dos cinco painéis do seminário, que atrai participantes do Brasil e do exterior.
“Foi a primeira vez que o programa dracenense será apresentado no evento, estamos muito felizes e agradecidos pelo trabalho desenvolvido pela nossa bibliotecária Lauriele”, comenta Douglas.
A bibliotecária Lauriele explica: “Iniciamos o nosso projeto em 28 de janeiro deste ano, como medida preventiva ao novo coronavírus, a Secretaria da Cultura e Turismo”. Prossegue: “Consiste em contações de histórias por telefone, para idosos que não podem sair de casa, como forma de distração e incentivo ao hábito de leitura. O 0bjetivo é distrair os idosos durante a pandemia, com leitura e, principalmente, incentivar a cultura dentro de casa”.
O projeto Disque História foi selecionado entre seis cuja apresentação será feita em painéis de 15 minutos cada, nesta modalidade constam trabalhos das cidades de Porto Velho (RO); São Paulo (SP); Santo André (SP); Florianópolis (SC) e Aracaju (SE).

A BIBLIOTECÁRIA
Lauriele Martins Lopes é pós-graduanda em Biblioteca Pública (2020-2021) pela Faculdade Unyleya; técnica em Serviços Jurídicos (2017-2018) pela ETEC - Escola Técnica Estadual Antonio Devisate, Marília. Formada em Biblioteconomia (2011-2015) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Marília. Trabalhou na Advocacia Marcos Martins Advogados como estagiária em 2014, sendo efetivada em 2015. Atuou até abril de 2019. É bibliotecária da Biblioteca Municipal de Dracena desde maio de 2019.

SERVIÇO
O trabalho de Dracena será apresentado no dia 5 de agosto às 14h, e os interessados em acompanhar devem se inscrever através do http://siseb.sp.gov.br/agenda/
Que tiverem interesse em solicitar o ‘Disque História’ podem entrar em contato com a Cultura, através do telefone (18) 3821-8010.