08 JUN 2021
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROMOVE FORMAÇÃO SOBRE LITERATURA INFANTIL

A Secretaria de Educação de Dracena promoveu no dia 2 de junho a formação “A importância da leitura dos clássicos desde a tenra idade”, realizada remotamente, com duração de duas horas, com palestra de Edilva Bandeira que é Doutoranda e Mestra em Estudos Literários pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Professora Titular de Língua Portuguesa e Literatura da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

O objetivo do encontro foi dialogar a respeito da importância da leitura e literatura desde a infância, a partir da apreciação de clássicos, a fim de despertar nos alunos a prática leitora. De acordo com a Professora Formadora do Núcleo Pedagógico desta secretaria Arlete Cristina Motovani Ziliani “os clássicos literários abarcam a historiografia concernente à política, sociedade e cultura que perpassam a linha do tempo de várias gerações, por isso, a formação literária que contempla os clássicos desde a tenra idade proporciona a construção de conceitos e aprendizagens inerentes à infância e juventude através da imaginação, criatividade, construção de repertório linguístico, assim como, possibilita compreender que a linguagem dos clássicos inserida no ambiente educacional desde os primeiros anos de vida propicia a apropriação da cultura literária”.

A secretária de Educação Juliana Corrêa Pereira da Silva destaca que “esse tipo de formação é muito importante para os gestores de escolas pelo fato de abrir horizontes para o diálogo e reflexões junto aos docentes a respeito de temáticas como esta, que são de extrema importância para a formação dos alunos”.

Participaram da formação os Gestores das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e Escolas Municipal de Ensino Fundamental e Infantil (EMEFIs), Profissionais Coordenadores e de Apoio Pedagógico das unidades escolares, Equipe do Núcleo Pedagógico e Secretária de Educação.