18 ABR 2024
ALUNOS VISITAM COOPADRA E VIVENCIAM INTERAÇÃO CAMPO-CIDADE
Os alunos do 4º ano A, da professora Elisabete Maldonado Kozan, da escola Moacir Simardi embarcaram em uma jornada de aprendizado ao visitar a Coopadra (Cooperativa Agropecuária de Dracena). Trata-se do trabalho de interação campo-cidade que está articulado com o projeto Educação Financeira (União Faz a Vida).
Acompanhados pela professora Elisabete, eles exploraram os bastidores da produção, compreendendo os processos que transformam a terra em alimentos e recursos essenciais.
Os alunos foram recebidos calorosamente pela diretora da cooperativa Gislaine Oliveira, que esclareceu as perguntas, sobre o funcionamento e história da Coopadra, sua relevância na comunidade e os valores de cooperação e solidariedade. Sentiram-se em conexão com a terra e a importância de seu trabalho.
Visitaram o campo de cultivo de orquídeas e outras plantas. Tiveram a oportunidade de presenciar o plantio, a irrigação e conhecer os profissionais da área.
Ainda durante a explanação da diretora Gislaine aprenderam sobre o uso responsável de agroquímicos, bem como o funcionamento de descartes dos resíduos em lugares adequados e a preservação do solo.
Aprenderam como é feito o trabalho dos cooperados e produtores na criação de gado de corte, carneiros, aves e porcos e como são distribuídos para os consumidores.
Na educação financeira, aprenderam sobre custos benefícios para os cooperados e também para os consumidores, como otimizar recursos e evitar desperdício.
Com esse projeto os alunos adquiriram conhecimentos e uma visão ampliada. Eles perceberam que a produção é um ciclo interdependente.
Aprenderam que a cooperação é base para um futuro sustentável.
Perceberam que os agricultores desempenham um papel fundamental na sociedade, fornecendo alimentos para as cidades, e que  eles trabalham arduamente para cultivar uma variedade de produtos, desde grãos, frutas até legumes e carnes, garantindo que tenhamos acesso a alimentos frescos e saudáveis.
Além disso, a agricultura contribui significativamente para a economia gerando empregos e impulsionando o desenvolvimento das regiões rurais.
Em meio a barulhos da industrialização dos derivados do leite nas máquinas, caminhões, legumes, plantas e sorrisos, os alunos descobriram que a cooperação é a semente que floresce em abundância nos campos e nas mentes.