Prefeitura de Dracena vem a público esclarecer a retirada de algumas árvores da Praça da Matriz
A tão esperada reforma total da Praça Manoel Gomes Gonçalves (Praça da Matriz), é uma emenda federal, e o objeto não pode ser mudado, é único e exclusivamente para a reforma da praça.
Quando o município recebeu o comunicado do convênio, os profissionais capacitados realizaram o projeto arquitetônico, que passou pelo crivo de todos os órgãos competentes.
A Caixa Econômica Federal, (GIGOV – intermediária entre o Governo Federal e os municípios), localizada em Presidente Prudente, exige para a liberação do dinheiro, que o município leve em conta TODOS OS ASPECTOS SOCIOAMBIENTAIS, ECONÔMICOS E CULTURAIS.
Isso significa que o projeto deve visar a ACESSIBILIDADE, INFRAESTRUTURA, mobiliários urbanos, iluminação, segurança e arborização. Como podemos visualizar nas fotos as raízes das árvores estavam danificando rede elétrica, rede de água e esgoto e o calçamento, do qual estava IMPOSSIBILITANDO a passagem da população com mobilidade reduzida (idosos com andadores, cadeirantes, deficientes visuais, mães com crianças de colo, entre outros).
Depois de aceito, o projeto e todas as autorizações de órgãos ambientais, a Caixa Econômica Federal autorizou o início da obra.
Desta forma foi autorizada a retirada das árvores que estavam danificando o patrimônio público, destruindo as calçadas, guias, sarjetas, rede de água e esgoto e rede elétrica, com o compromisso do REPLANTIO da mesma quantidade de árvore retirada e a doação de mudas para a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que serão plantadas em diversos locais do município. Também foi previsto calçadas ecológicas, revitalização do paisagismo, inclusão de PISO TÁTIL (pisos indicadores de rotas para deficientes visuais), rampas de acessibilidade, corrimões, iluminação de LED e outras tantas benfeitorias.
Nas fotos em anexo, fica claro e evidente que a retirada das árvores se fez necessária. Temos calçadas destruídas, elevação de solo, árvores na esquina (proibido por lei), árvores podres (ocas e com cupins), remendos feito com concreto, ausência de pavimento em alguns pontos, entre outros motivos.
E lembrando que as Palmeiras Imperiais serão mantidas, pois existem ninhos de araras-canindé, que serão preservados.
Aos moradores, a Prefeitura de Dracena faz um apelo, espere a obra tomar corpo, aguarde o fim da reforma, pois temos a certeza que o resultado final irá te surpreender. A nossa cidade, a Praça da Matriz e os nossos cidadãos(ãs) merecem uma obra desta magnitude.