Reforma da Praça da Matriz manterá palmeiras imperiais que possuem ninhos de araras-canindé
Hoje (23), pela manhã, a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Limpeza Pública, esteve no canteiro de obras da Praça Manoel Gomes Galeno, a Praça da Matriz, e anunciou que manterá os exemplares de palmeira imperial, pois neles existem ninhos de araras-canindé.
O secretário da pasta, Jairo Augusto Corrêa da Silva, explique que “as araras desta espécie são comuns em nossa cidade, e tem por característica fazer seus ninhos em troncos ocos das palmeiras, que servem também de abrigo noturno quando não há ninho. Iremos preservar as palmeiras e consequentemente preservar a espécie de arara. A presença dessas araras em nossa cidade é sinal de que o ambiente está preservado e em equilíbrio”.
Na mesma visita, os representantes da secretaria de meio ambiente observaram que árvores das espécies oiti e sibipiruna estão condenadas e representam risco à estrutura da praça, rede elétrica e já causaram danos na rede de água e esgoto. Por isso, foi determinada a retirada dessas árvores. Outras árvores indicadas para paisagismo urbano serão plantadas no local.
A Prefeitura de Dracena foi representada pela Diretora de Meio Ambiente, Eli Camargo, o chefe da pasta, Jairo Corrêa e a engenheira da Secretaria de Infraestrutura, Sarah Abreu, eles conversaram com o representante da empresa ganhadora da licitação de reforma e explicaram quais árvores e palmeiras deveriam ser mantidas.