O objetivo da campanha é destacar a importância da conscientização, prevenção e do diagnóstico precoce da hanseníase, uma doença infecciosa e contagiosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae.
A Prefeitura de Dracena, por meio da Secretaria de Saúde e Higiene Pública, reforça durante este mês a campanha Janeiro Roxo, que tem como objetivo destacar a importância da conscientização, prevenção e do diagnóstico precoce da hanseníase, uma doença infecciosa e contagiosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae.
A hanseníase é transmitida por gotículas respiratórias, como fala, espirro ou tosse, principalmente durante o convívio prolongado com uma pessoa doente que ainda não iniciou o tratamento.
Os principais sintomas da doença incluem:
- Manchas na pele com perda de sensibilidade, que podem ser mais claras, avermelhadas ou mais escuras;
- Diminuição da força muscular;
- Dor ou sensação de choque nos braços, pernas ou outros membros do corpo.
Ao perceber qualquer um desses sinais, a orientação é procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima para avaliação. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações e interromper a transmissão da doença.
A Secretaria de Saúde destaca que o tratamento da hanseníase é gratuito, eficaz e está disponível na rede pública de saúde. A conscientização e a informação são as principais ferramentas para combater o preconceito e garantir mais qualidade de vida à população.
Autor: Departamento de Comunicação