De 1º a 31 de outubro, todas as unidades de saúde da cidade e dos distritos de Jamaica e Jaciporã, além de realizarem coletas e solicitações de exames, promoverão palestras e rodas de conversa voltadas à saúde da mulher.
A Prefeitura de Dracena, por meio da Secretaria de Saúde e Higiene Pública, promoverá, de 1º a 31 de outubro, diversas ações voltadas à saúde da mulher.
A iniciativa faz parte da campanha Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção e ao combate ao câncer de mama, que atinge milhares de mulheres de diferentes faixas etárias em todo o país.
De acordo com a Secretaria de Saúde, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias Saúde da Família (ESFs) da cidade e dos distritos de Jamaica e Jaciporã realizarão gratuitamente a coleta de Papanicolau e a solicitação de exames de mamografia, além de palestras e rodas de conversa.
As mulheres com idades entre 50 e 69 anos poderão procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para solicitar o exame de mamografia. É necessário apresentar CPF, RG e Cartão Nacional do SUS.
O atendimento nas unidades de saúde ocorre das 7h às 16h. Após a solicitação, a Secretaria de Saúde entrará em contato com a paciente para agendar a data e o horário do exame de mamografia.
Segundo a Secretaria, para mulheres entre 50 e 69 anos:
• A mamografia deve ser realizada uma vez ao ano.
• Caso o exame já tenha sido feito no mesmo ano, não será necessário repeti-lo.
• Se a paciente tiver realizado o exame por dois anos consecutivos e os resultados forem normais, o intervalo passa a ser de dois anos.
Papanicolau
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Irene Kato, localizada no bairro Jardim Brasilândia, e o Centro de Saúde I (Postão), no bairro Metrópole, oferecerão atendimento noturno para mulheres de 25 a 64 anos, a fim de realizar a coleta do Papanicolau.
Durante todo o mês de outubro, as mulheres nessa faixa etária poderão procurar:
• Centro de Saúde I: de segunda a sexta-feira, das 17h às 19h30.
• UBS Irene Kato: às terças e quintas-feiras, das 17h às 19h30.
É necessário levar CPF, RG e Cartão Nacional do SUS.
A coleta do Papanicolau deve ser realizada anualmente nos dois primeiros anos (entre 25 e 64 anos). Se ambos os resultados forem normais, o exame passa a ser realizado a cada três anos.
O diagnóstico precoce salva vidas. Previna-se!
Autor: Departamento de Comunicação/Prefeitura de Dracena