A ação foi realizada pela Associação dos Pais e Amigos dos Autistas (APAAD) com o apoio da Prefeitura de Dracena, através da Secretaria de Educação.
Na manhã desta quarta-feira (2), a Praça Arthur Pagnozzi e as principais avenidas de Dracena, além do próprio céu, foram tomadas pela cor azul em alusão ao Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo com a realização da 3ª Passeata Azul “Lugar de autista é em todo lugar!”
A ação teve o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O evento foi realizado pela Associação dos Pais e Amigos dos Autistas (APAAD) com o apoio da Prefeitura de Dracena, através da Secretaria de Educação.
Antes da passeata pelas principais avenidas da cidade, houve a concentração na praça central com os discursos das autoridades municipais, representantes da APAAD, da educação e profissionais da saúde.
A passeata percorreu o Centro da Cidade Milagre e teve a participação dos estudantes das redes municipal, privada e estadual, além de representantes e alunos das instituições.
O grupo Calangos D´Oeste animou a passeata e a Polícia Militar orientou o trânsito e acompanhou, dando segurança aos participantes.
Dia Mundial de Conscientização
O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo foi criado em 2007 pela ONU com o objetivo de promover o conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas.
O autismo é um transtorno neurodesenvolvimento que pode caracterizar desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social.
Devido a grande variação de características e os diferentes graus de necessidade de suporte, o autismo foi classificado como um espectro em 2013 pela American Psychiatric Association.
Os suportes terapêuticos podem promover mais autonomia e qualidade de vida à pessoa autista e podem ser realizados por equipes multidisciplinares, integradas por diversos profissionais.
Autor: DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO