As inovações tecnológicas implantadas na Prefeitura de Dracena foram destaque durante um webinar promovido pela Rede Cidade Digital, realizado na manhã desta terça-feira (03). O prefeito André Lemos e o diretor de informática, Osmar Scobin, foram palestrantes e apresentaram as tecnologias implementadas no município e os benefícios que elas trouxeram.
O evento foi voltado para prefeituras da região do Oeste Paulista e reuniu gestores públicos e especialistas para discutir estratégias, tecnologias e iniciativas que impulsionam a transformação digital e o desenvolvimento sustentável nos municípios da região.
Durante a palestra, o prefeito André e o diretor Osmar destacaram os benefícios que a tecnologia implantada trouxe para Dracena, gerando mais agilidade, segurança e até mesmo economia para o município. Entre os assuntos abordados, está a instalação das lousas digitais em todas as salas de aula.
Segundo André, as lousas digitais revolucionaram o planejamento de aula, a dinâmica e a forma como as crianças estão aprendendo. “Na primeira avaliação do SARESP após a instalação das lousas digitais, tivemos um ganho significativo de pontuação e no ranqueamento dos alunos. É algo que deu muito certo”, afirmou André.
Outra tecnologia que mudou a forma de trabalhar da prefeitura foi o Dracena Sem Papel, que eliminou os documentos físicos e agilizou os processos. De acordo com Osmar, hoje, 97% dos processos da prefeitura já são digitais, gerando economia de papel, impressão, tempo e até mesmo de transporte, tendo em vista que os documentos podem ser acessados de qualquer lugar por meio de um equipamento conectado à internet. Tudo é feito de forma digital e em tempo real, além de maximizar a segurança, já que todas as alterações nos processos ficam registradas.
A segurança também aumentou após a instalação do Centro de Segurança e Monitoramento (CSI), que conta com 846 câmeras de segurança distribuídas pelas ruas do município, com monitoramento em tempo real. Com isso, Dracena passa a ser referência no estado de São Paulo, com índices comparáveis a países de primeiro mundo. “O sistema de segurança ajudou muito. Como a polícia está vendo tudo em tempo real e tem acesso à busca, é muito prático na prevenção de crimes”, explicou André.
A tecnologia também auxiliou nos departamentos de engenharia e de fiscalização com o Georreferenciamento aéreo. O programa possibilitou agilizar a elaboração dos projetos de infraestrutura e também promover justiça fiscal ao encontrar imóveis que foram aumentados e não declarados para o município e que estavam sonegando o pagamento de IPTU.
A implantação da telefonia digital também trouxe mais qualidade e custo zero nas ligações internas por meio dos ramais digitais. De acordo com Osmar, a inovação gerou uma economia de aproximadamente R$ 100 mil por ano à prefeitura.
Além do prefeito André Lemos e do diretor Osmar Scobin, também participaram do evento o prefeito de Adamantina, Márcio Cardim; o secretário de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Presidente Prudente, Helton Sapia; e o diretor comercial da eMaster, Hildo Gomes. O estrategista digital e especialista em comunicação política na Agência Bn3, Marcello Natale, falou sobre a viabilidade de tecnologias inteligentes para cidades de pequeno e médio porte.