Hoje 28/06, a administração municipal promoveu mais uma inauguração. Desta vez foi em parceria com a Fundação Dracenense de Educação e Cultural (FUNDEC), inaugurando o ‘Centro de Estudos Acadêmicos de Medicina para o Internato (CEAMI) Dr. Haroldo Deponte’. Fica localizado na Rua Ipiranga, 1.940, perto da Santa Casa.
O Centro de Estudos é um espaço voltado ao internato para o curso de Medicina. O espaço conta com refeitório, área de descanso, auditório, salas de estudos, para debater os casos.
A solenidade contou com a participação de autoridades municipais, entre elas, o prefeito André Lemos e o presidente da Câmara, Danilo Ledo, demais representantes do Legislativo; o diretor executivo da FUNDEC Edson Kai; a diretora da Faculdade de Medicina, a médica Marilda Morgado de Abreu, autoridades da sociedade civil organizada, como demais representantes da FUNDEC, da Santa Casa, entre outras instituições. Professores e acadêmicos de Medicina também prestigiaram.
O prefeito fez uso da palavra e ressaltou a grande importância que a Faculdade de Medicina da FUNDEC representa à cidade. Também fizeram uso da palavra, o presidente da Câmara, o diretor executivo da FUNDEC Edson Kai; Luciano Gerlin, presidente do Conselho de Curadores da Fundação; o ex-deputado estadual Reinaldo Alguz; a vereadora Sara Scarabelli e a esposa do homenageado, doutora Sandra Deponte, num discurso emocionado.
A vereadora Sara foi a autora do projeto que denominou o CEAMI homenageando o médico cirurgião dr. Haroldo Deponte. Ele foi um médico bastante atuante na sociedade dracenense, profissional dedicado e atencioso, frequentou time de futebol na ABD, também ocupou a função de secretário municipal de Esportes.
Dr. Haroldo Deponte faleceu aos 66 anos de idade, no dia 4 de dezembro em Dracena. Foi casado com a médica pediatra Sandra Maria Braz Sola Deponte, com quem teve dois filhos Carla, médica cirurgiã e Caio, médico intensivista.
Dr. Haroldo tornou-se médico pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) na VIII turma no ano de 1979. Concluiu Residência Médica em Cirurgia Geral também na Famema no ano 1982. O corpo dele foi sepultado em Marília.