Nesta manhã, 17, a Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio dos equipamentos CRAS e CREAS, desenvolveu uma ação na Praça Arthur Pagnozzi referente à campanha de proteção às crianças e adolescentes, denominada “Faça Bonito”. A campanha é marcada pela data 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.
Foi realizado o trabalho de conscientização dos consumidores e comerciantes do município sobre a causa, ressaltando a importância do Dique 100, canal oficial para denúncias sobre violações de direito contra crianças e adolescentes.
A ação também contou com a exposição de desenhos feitos por crianças e adolescentes assistidos pelo Instituto Novo Amanhecer (INA) e pela Associação Projeto Esperança, desenvolvidos durante ações realizadas pela equipe do CREAS ao longo do mês, visando o trabalho de proteção e conscientização dos direitos das crianças e adolescentes.
O prefeito André Lemos esteve presente na ação, junto à primeira-dama e Secretária de Desenvolvimento Social, Bianca Kozan Lemos.
18 DE MAIO
A data 18 de maio foi escolhida para marcar a causa devido a este dia, em 1973, um crime conhecido como “Caso Araceli”, cometido na cidade de Vitória – ES, chocou o país. Araceli tinha oito anos quando foi raptada, estuprada e morta por jovens da mesma cidade. Até hoje o crime está impune.
Falar sobre a causa é importante para alertar as pessoas de que o problema existe. Estima-se que apenas 10% dos casos sejam notificados. É através de denúncias que se consegue mensurar e criar mecanismos para a proteção das crianças e dos adolescentes e, consequentemente, a responsabilização dos agressores.
Se você tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência, denuncie. Locais para denúncia: Conselho Tutelar; Delegacia de Polícia; Disque Denúncia Nacional – Disque 100; em caso de emergência, dique 190.