11 ABR 2024
BIBLIOTECA DE DRACENA É SELECIONADA PARA PARTICIPAR DE PRÊMIO INTERNACIONAL

A Biblioteca Municipal de Dracena, por meio da bibliotecária Lauriele Lopes, foi selecionada para participar do prêmio IFLA Green Library 2024, uma premiação internacional que reconhece projetos de Biblioteca Verde que melhor comuniquem um compromisso com a sustentabilidade ambiental.

No Brasil, apenas duas bibliotecas foram selecionadas para participar do prêmio, a de Dracena, com o projeto “Diversão Sustentável”, e de Hortolândia, com o projeto “Encontrei um Livro: Hortolândia”. Além disso, outras 42 bibliotecas em todo o mundo também participam da seleção, incluindo Austrália, Bósnia e Herzegovina, China (11), Croácia, Alemanha (5), Islândia, Indonésia, Irlanda (2), Japão, Malásia, Nepal, Portugal, Sérvia (2), Eslovénia (2), Espanha (3), Sri Lanka, Tailândia (2), Turquia, Ucrânia (2), Estados Unidos da América (2).

O processo de revisão ainda está em andamento e a lista de indicados ao Prêmio IFLA Green Library 2024 será publicada em maio deste ano. Os vencedores nas categorias “Melhor Biblioteca Verde” e “Melhor Projeto de Biblioteca Verde”, categoria em que a Biblioteca Municipal de Dracena participa, serão anunciados em outubro de 2024.

PROJETO DIVERSÃO SUSTENTÁVEL

O projeto “Diversão Sustentável” tem o intuito de levar as crianças de todas as classes sociais para o espaço da Biblioteca Municipal, assim, reduzindo a desigualdade da comunidade. São realizadas atividades divertidas, inovadoras e que despertem nos participantes a criatividade, imaginação e, principalmente, o bem-estar delas. As atividades também possibilitam que as crianças aprendam como realizar o reaproveitamento do lixo de uma forma divertida e eficiente.

Em 2023 foram desenvolvidas diversas mais de 30 atividades no espaço da Biblioteca, com aproximadamente 450 participantes.