04 ABR 2024
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
ACADEMIA DE TÊNIS DE MESA ‘DR. MÁRCIO DUARTE PEREIRA’ É INAUGURADA PELA SECRETARIA DE ESPORTES NESTE SÁBADO
Doutor Márcio Duarte Pereira
O trabalho é resultado de um projeto da Prefeitura com o apoio da UNIFADRA, cujo idealizador foi o professor José Narciso da Conceição Gesteiro, Zé Narciso

Neste sábado, 6/04, às 9h, acontecerá a inauguração da Academia de Tênis de Mesa ‘Dr. Márcio Duarte Pereira’, localizada à Rua Joaquina Maria André, 58, próximo ao Cruzeiro. A Academia é resultado de um projeto da Prefeitura com o apoio da UNIFADRA, cujo idealizador foi o professor José Narciso da Conceição Gesteiro, Zé Narciso.
Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h e das 13h às 22h, com aulas gratuitas. O professor responsável pelo trabalho é Nilton Pompeu que conta com os estagiários João Tolardo e Júlio Marton.
Trabalha-se a iniciação ao tênis de mesa, treinamento e técnicas avançadas, recebendo alunos de 9 anos acima, sem limite de idade.
A academia ainda recebe pessoas portadoras de mal de Parkinson e Alzheimer, tendo em vista que o tênis de mesa é um esporte considerado muito eficiente para o tratamento desses males.

QUEM FOI O DR. MÁRCIO DUARTE PEREIRA
Márcio Duarte Pereira era médico ginecologista obstetra. Atuou como médico do município por aproximadamente 18 anos, sempre foi praticante de esportes, mais se encantou mesmo pelo tênis de mesa.
Estuou na EE Isac Pereira Garcez, sendo aluno do professor de Educação Física José Narciso da Conceição Gesteiro, Zé Narciso.
Cursou Medicina na PUC, em Sorocaba, e durante o período da faculdade que requer dedicação total precisou interromper a prática esportiva. Mais tarde, após ser acometido por um câncer, voltou a praticar o tênis de mesa já na companhia de um dos filhos.
Com o passar do tempo e como não havia estrutura disponível para a prática do esporte na cidade, ele comprou uma mesa e a instalou em um salão que pertencia à família. Amigos deles e do filho também começaram a frequentar o salão, com os dias se passando dr. Márcio foi  adquirindo mais mesas e todo material necessário, montando toda a estrutura da unidade, com investimentos próprios, e, com isso, a prática pelo esporte foi crescendo no município. Após foi criada uma escolinha denominada carinhosamente por dr. Márcio de ‘Drack City TT’ (table tennis – tênis de mesa).
Os frequentadores na escolinha foram aumentando, chegando a cerca de 50 alunos. Dr. Márcio levou a turma para participar de vários campeonatos, incluindo a Liga Oeste Paulista, um evento grandioso do esporte na nossa região, devido ao desempenho dos atletas treinados por ele. A Prefeitura apoiou os atletas com o transporte, o ginásio de esportes para sediar o campeonato e os troféus.
Dracena sempre ficava bem classificada nos campeonatos, em razão do bom desempenho dos atletas. O professor Márcio também disputava as partidas e trazia troféus para a cidade junto aos seus alunos.
Um certo dia, devido ao prestígio do dr. Márcio e a pontuação necessária da turma conseguiu trazer a Liga Oeste Paulista ao município.
No dia 23 de junho de 2021 ele faleceu anos 51 anos de idade. Posteriormente a escolinha parou com as atividades, mas com o passar do tempo, o professor Zé Narciso teve a iniciativa de abraçar o projeto que era mantido pelo Márcio e, assim nasceu a academia de tênis de mesa.
Dr. Márcio deixou a esposa Luciana Rolim Duarte e os dois filhos, Pedro, 21 anos, e Gustavo, 14 anos.