07 DEZ 2023
NOVO PAM É INAUGURADO COM PRESENÇA DE SECRETÁRIO DE ESTADO
Instalações do PAM
O novo Pronto Atendimento Municipal (PAM), no bairro São Cristóvão, foi inaugurado hoje, 7/12, pela manhã, com a presença ilustre do secretário estadual de saúde, Dr. Eleuses Paiva e de diversas autoridades políticas, civis e militares.
Foi uma solenidade marcada por momentos de emoção e gratidão a todo trabalho executado para transformar o que era uma unidade de saúde, até então, a Policlínica Municipal, em uma unidade de pronto atendimento de urgência e emergência.
O antigo PAM, anexo a Santa Casa, funcionava sem alvará da Vigilância Sanitária Estadual e era considerado inapropriado para atendimentos de urgência e emergência, mas agora o novo prédio atende integralmente toda a legislação e já teve o alvará sanitário emitido hoje.
Durante a solenidade compuseram a mesa principal, o prefeito André Lemos; o secretário de estado Eleuses Paiva; a secretária de Saúde Cláudia Luginick; o presidente da Câmara vereador Danilo Ledo; a primeira-dama secretária de Desenvolvimento Social Bianca Kozan Lemos; a diretora do PAM, Gisele Franzo; a diretora do Grupo de Vigilância Sanitária Estadual 22 de Presidente Venceslau Rosane Lourenço; e a diretora da DRS Marlene Mendes S. Damacena.
A secretária Cláudia e a diretora Gisele fizeram uso da palavra e emocionadas falaram de toda dedicação e esforço empregados para colocar o novo PAM em funcionamento. Em seu discurso, o prefeito André fez agradecimento e referência ao promotor de justiça Antonio Simini Junior, dizendo que em conversa com ele, no ano passado, recebeu o desafio de em 2023 dar uma solução definitiva ao PAM, fazendo com que o município passasse a oferecer um local adequado e de melhores condições para atender a população. Há anos, o Ministério Público cobrava da administração municipal uma definição para os apontamentos da Vigilância Sanitária.
André afirmou ainda que ele, a equipe da Saúde, e muitos outros integrantes da gestão, tiveram coragem para enfrentar o problema de frente. Fez agradecimento a todos envolvidos direta e indiretamente para que este Pronto Atendimento fosse inaugurado.
O prefeito ainda prosseguiu agradecendo e ressaltando o governador Tarcísio de Freitas, por meio do secretário Eleuses. “Sempre que Dracena precisou do Estado fomos bem atendidos, na área da Saúde não foi diferente, prova disso é o prestígio hoje em recebermos o secretário na nossa cidade”, disse.
Doutor Eleuses, em sua fala, elogiou tudo que foi preparado para a abertura deste novo PAM, ressaltou ainda que o Pronto Atendimento de Dracena é referência para as outras cidades, e que a população ganha muito com a qualidade do atendimento a ser prestado.

VEJA COMO VAI FUNCIONAR
O novo PAM iniciou os atendimentos na quarta-feira, às 7h. Todas as melhorias foram custeadas com recursos próprios da Prefeitura.
Conta com três médicos, atuando nas salas Vermelha (urgência e emergência) e nas salas Verde e Amarela (atendimentos intermediários).
Na sala Vermelha o médico atuará por 24 horas e nas salas Verde e Amarela, dois médicos atendendo das 7h à 0h.
Contará com sala de raio-X (aparelho de última geração); laboratório de análises clínicas próprio; UTI móvel montada (24 horas); equipe de enfermagem ampliada; farmácia para o atendimento da unidade; serviço de assistente social.

VEJA FOTOS DO EVENTO:
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024