22 SET 2023
SAÚDE MUNICIPAL DÁ INÍCIO AO PROGRAMA ‘BRASIL SORRIDENTE’
Prefeito André, secretária Cláudia e a coordenadora de Saúde Bucal, Ellen Garcia
A Secretaria Municipal de Saúde deu início na quarta-feira, 20/09, ao Programa LRPD (Laboratórios Regionais de Prótese Dentária) - Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde. O prefeito André Lemos, ao lado da secretária de Saúde Cláudia Luginick foram recebidos na UBS Dr. Nelson Yurassek, no Jardim Brasilândia, pela dentista Ellen Viviane Romanini Freire Garcia, coordenadora de Saúde Bucal do município.
Ellen explicou que o Programa LRPD tem por objetivo ampliar oferta de próteses dentárias de qualidade, promovendo a reabilitação protética, fonética, mastigatória e estética de nossa população. “Queremos oferecer aos munícipes condições de terem uma melhor qualidade de vida implantando esse programa que oferece o serviço de próteses dentária total (dentaduras) e próteses dentária parcial (removíveis)”, disse.
A coordenadora de Saúde Bucal pontuou que os interessados devem passar pelos dentistas da UBS ou ESF que estão cadastrados para fazer avaliação das condições da boca e assim que estiver adequada para a instalação das próteses, o dentista da unidade encaminha para a Secretaria de Saúde dar prosseguimento. Ellen citou que é muito importante, antes do procedimento de implantação da prótese estar com adequada condição bucal.
Ela disse ainda que poderão ser implantadas por mês até 20 próteses.

O PROGRAMA
O Ministério da Saúde informa que o Brasil Sorridente - Política Nacional de Saúde Bucal tem modificado a vida de milhões de brasileiros por meio do acesso a serviços odontológicos de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS). Esses serviços são ofertados em Unidades de Saúde Família (USF)/Postos de Saúde, Unidades Odontológicas Móveis (UOM), Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e hospitais. Além desses serviços, o Brasil Sorridente conta com Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD), que colaboram com a confecção laboratorial de próteses dentárias, servindo de apoio para USF, UOM e CEO.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024