Pesquisa de opinião aponta que serviços como coleta de lixo, qualidade da água e educação são destaques
A Prefeitura de Dracena contratou pesquisa de avaliação dos serviços públicos, para ouvir moradores locais a respeito da prestação dos serviços oferecidos pela administração pública municipal. O trabalho foi realizado pela empresa XB3 Soluções, especializada no ramo de Pesquisa Digital Inteligente, com presença em todo Brasil.
Tal iniciativa adotada pela Prefeitura é recomendação do Tribunal de Contas da União, tendo como propósito identificar quais são os serviços mais assertivos e quais são os pontos fracos para criar políticas públicas que melhor atendam as necessidades da população.
O prefeito André Lemos afirmou estar muito surpreso e feliz com a tamanha aprovação. “Desde o início da gestão temos focado na valorização e resgate do funcionalismo, e acredito ser este um dos grandes motivos desse sucesso na avaliação dos serviços públicos que hoje são mais humanizados e pontuais”, ponderou o prefeito.
No quesito, qualidade da educação ofertada pela gestão na rede municipal de ensino, a pesquisa apontou 81,68% na opinião dos entrevistados entre ótima e boa.
.jpg)
Com relação a avaliação sobre a qualidade das aulas ministradas pelos professores da rede municipal, o índice positivo aumentou um pouco mais, sendo entre ótima e boa, 85,64%; regular, ruim e péssima resultou em 14,37%.

Quanto ao transporte escolar municipal, a pesquisa apontou entre ótimo e bom, 75,25%; regular, ruim e péssimo chegaram a 24,75%.

A opinião quanto à qualidade da merenda escolar, entre ótima e boa chegou a 80,2%; 19,8% acham ser entre regular, ruim e péssima.

Sobre o material escolar e didático ofertados pelo município, entre ótimo e bom, 79,95%; regular, ruim e péssimo 20,05%.

Quando perguntado sobre a avaliação da saúde pública ofertada pelo município, os entrevistados responderam que entre ótima e boa representam 63,12% de qualidade; 36,89 responderam pontuando como regular, ruim ou péssima.

Sobre o atendimento pelos profissionais das unidades básicas de saúde desde a entrada do paciente até a saída, responderam ser 70,8% entre ótimo e bom; regular, ruim e péssimo somou 29,21%.

Sobre o atendimento no pedido e na realização de exames, encaminhamentos e farmácia, entre ótimo e bom 66,34%; na opinião que o atendimento é regular, ruim ou péssimo foi 33,67%.

Serviço de odontologia oferecido pela saúde municipal representa para os entrevistados entre ótima e boa qualidade, 61,14% e regular, ruim e péssimo, 38,87%.

Sobre o serviço de transporte realizado pela Secretaria de Saúde, com veículos ‘normais’ e ambulância, teve nota entre ótimo e bom de 73,76%; regular, ruim e péssimo, 26,24%.

Avaliação sobre o horário de funcionamento dos postos de saúde resultou em ótimo e bom 81,19%; regular, ruim e péssimo 18,81% de reprovação.

A opinião dos moradores quanto a entrega de medicamentos pela saúde municipal foi considerada entre ótima e boa, 64,85%; regular, ruim e péssima consideraram como 35,15%.

O atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na opinião dos entrevistados entre ótimo e bom 73,27%, regular, ruim e péssimo, 26,73%.

Sobre os cursos oferecidos pelo CRAS, 65,1% responderam ser ótimo e bom; regular, ruim e péssimo, 34,91%.

A opinião sobre a infraestrutura ofertada pela administração municipal ser ótima e bom foi de 70,8%; regular, ruim, péssimo 29,21%.

A avaliação sobre a limpeza da cidade, das praças públicas e margem dos rios acham que está entre ótima e boa, 75%; regular, ruim e péssima, 25,01%.

Sobre o atendimento das demandas de infraestrutura emergenciais dentro do município, como queda de árvores, danos causados pelas chuvas, rompimentos de bueiros, disseram ser entre ótimo e bom 75%; regular, ruim e péssimo 25,01%.

Sobre a situação atual da pavimentação das vias públicas da cidade, os entrevistados concordam que estão entre ótima e boa 60,15%; situação regular, ruim e péssima, 32,85%.

Avaliação quanto a qualidade da manutenção das estradas vicinais, entre ótima e boa, é considerada como 64,6%; reprovação atingiu 35,4%.

Quando foi perguntado sobre a qualidade e eficiência da coleta de lixo no município, a opinião de que é ótima e boa atingiu a melhor pontuação da pesquisa, sendo 91,09%; a reprovação foi de 8,92%.

A qualidade da iluminação pública foi considerada como ótima e boa, 79,21%; regular, ruim ou péssima 20,79.

Sobre o sistema de saneamento (água e esgoto) do município, o serviço tem aprovação como ótimo e bom na casa dos 88,86%.

Avaliação sobre o estado de conservação que se encontram os prédios municipais, foi avaliado entre ótimo e bom, 72,03%.

Sobre as ações de incentivo aos micros e pequenos empresários e agricultores ofertadas pela administração, tem aprovação de 70,54%.

A avaliação sobre as ações de incentivo em prol do comércio efetuadas pela administração foi considerada entre ótima e boa 72,53%.

A avaliação sobre o esporte local oferecido pela administração, como ótima e boa foi de 71,28%.

O estado de conversação das quadras de esportes do município, atingiu a opinião como ótima e boa de 69,31%.

Quanto a qualidade das aulas e atividades de educação física pelos professores municipais, foi considerada como ótima e boa em 72,03%.

Sobre a qualidade do calendário anual esportivo, os entrevistados consideraram ser entre ótima e boa, 64,6%.

A avaliação sobre o apoio que a administração municipal oferece a cultura local foi considerada ótima e boa, em 62,62%.

O apoio ao turismo local, para os entrevistados foi considerado como ótimo e bom em 53,47%.

Ações voltadas a conscientização e preservação do meio ambiente, como ótima e boa atingiu 72,78%.

A avaliação em relação a segurança pública municipal foi de 73,52, entre ótima e boa.

Avaliação sobre as condições gerais de trânsito, como sinalização, orientação e investimentos diversos, resultou em ótima e boa como 73,26%.

Os serviços prestados pela prefeitura de forma geral a população, citados como ótimo e bom foram consideração com 71,54% de aprovação.



Os atendimentos prestados pelos funcionários municipais, foram considerados como ótimo e bom em 75,24%.

A pesquisa também perguntou sobre a eficiência do serviço prestado pelo Banco do Povo e a população considerou como ótima e bom em 72,78%.

A unidade do PROCON foi avaliada como ótima e boa com atendimento representando 74,76% de qualidade.

A pesquisa foi feita no dia 14 de julho do corrente ano no período das 8h11 às 18h20, e ouviu de casa em casa, pelos mais diferentes bairros da cidade, 404 moradores, sendo 209 mulheres e 195 homens. Os entrevistados representam as seguintes faixas etárias: até 30 anos, 46 moradores; de 31 a 60 anos, 276 moradores e acima de 61 anos, 82 dracenenses.
Autor: DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO