05 JUN 2023
TURISMO
REPRESENTANTES DA SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO VISITAM BIBLIOTECAS DE SÃO PAULO RECONHECIDAS NACIONALMENTE
Biblioteca de São Paulo (BSP)

A bibliotecária Lauriele Lopes e a coordenadora de Turismo de Dracena, Lucinéia Figueiredo, estiveram em São Paulo na última semana representando a Secretaria de Cultura e Turismo do município para visitar as três principais bibliotecas da capital, que são reconhecidas nacionalmente. O objetivo das visitas foi buscar ideias para implantar na Biblioteca do município.

A primeira visita foi realizada na ‘Biblioteca Mario de Andrade’, onde foram recebidas pela bibliotecária Aline Petelin, que apresentou os setores da unidade junto aos bibliotecários Lívia Domingues, Gabriela Yamane, Joana Andrade e Eduardo José Conceição. A ‘Biblioteca Mário de Andrade’ (BMA) é uma das mais importantes bibliotecas de pesquisa do país. Fundada em 1925 como Biblioteca Municipal de São Paulo, é a maior biblioteca pública da cidade e a segunda maior do país, superada apenas pela Biblioteca Nacional, localizada no centro histórico do Rio de Janeiro.

A segunda visita foi realizada na Biblioteca da EACH | USP (Escola de Artes, Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo), que tem como missão promover o acesso e incentivar o uso e a geração da informação, contribuindo para a qualidade do ensino, pesquisa e a extensão nas áreas de Artes, Ciências e Humanidades.

Já a terceira visita foi realizada na Biblioteca de São Paulo (BSP), que foi apresentada pelas bibliotecárias Angela Rocha de Macedo, Hosana de Moraes e Letícia Alburquerque. A biblioteca está localizada no Parque da Juventude, no terreno em que funcionou a Casa de Detenção de São Paulo (conhecida como Carandiru), na zona norte da capital paulista. A qualidade do acervo, as atividades de programação cultural e os serviços oferecidos deram um novo significado ao espaço, transformando-o em uma praça cultural, local de acolhimento e descobertas. Calcada no conceito de biblioteca viva, a BSP tem foco na valorização das pessoas, nos seus saberes e na troca de experiências.