05 DEZ 2022
UNATI REALIZA SOLENIDADE DE ENCERRAMENTO DA 14ª TURMA
A Prefeitura é parceira da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) na cidade
Foi realizada, no dia 10 de novembro, a cerimônia de encerramento da 14ª turma da Unati (Universidade Aberta à Terceira Idade), fruto de uma parceria entre a Unesp Dracena, a  Prefeitura Municipal de Dracena e a Fundação Dracenense de Educação e Cultura - Fundec, por meio de sua unidade de ensino superior Unifadra.
A solenidade reuniu alunos, familiares, amigos, monitores e professores do programa no Auditório da Fundec e contou com a presença do prefeito André Lemos; do vice-presidente do Conselho de Curadores da Fundec Jovacil Dias; do secretário assistente da Fundec Fernando Nunes; da Profa. Dra. Sirlei Aparecida Maestá, vice-diretora da Unesp de Dracena; do Prof. Dr. Celso Tadao Miasaki, vice-coordenador da Unati núcleo Unesp, e da Profa. Ma. Daniela Macário Custódio, vice-diretora acadêmica da Unifadra e coordenadora da Unati núcleo Unifadra, que presidiu a mesa de honra.
A 14ª turma de formandos da Unati homenageou a Profa. Esp. Aline Siqueira, docente da Fundec, levando seu nome em reconhecimento à dedicação com que atua no programa e entregando a ela um ramalhete de flores.
O ato de compromisso da Universidade Aberta à Terceira Idade foi conduzido pela formanda Mercedes Soares da Silva e sua colega Maria Zulmira Pereira da Silva foi a oradora da turma.
Em seu pronunciamento, o prefeito André Lemos parabenizou os formandos e ressaltou o exemplo de vida que eles deixam a todos, por buscarem continuar sempre aprendendo, se atualizando e se aprimorando. Também lembrou de ter recebido seu primeiro diploma em 1985 e pediu licença para quebrar o protocolo e abraçar a formanda Tereza Jeanete Murer Fruchi, que naquela época foi sua professora e quem lhe entregou o diploma.
Sirlei Aparecida Maestá agradeceu a parceria da Unifadra e a atuação de todos os colaboradores e monitores do projeto das duas faculdades para a realização das atividades da Unati. Celso Tadao Miasaki afirmou a abertura da próxima turma e, brincando com os formandos, assumiu o compromisso de incluir uma visita ao shopping, caso seja realizada novamente alguma programação em Presidente Prudente.
Fernando Nunes ressaltou que a Unati é um programa consolidado, que beneficia a cidade e a região, realizado graças à parceria com a Unesp e com a prefeitura municipal. É uma oportunidade de retorno ao mundo acadêmico para alguns e a chance de acesso a quem não teve essa oportunidade, além de ser um espaço aberto a todos, onde tanto se ensina quanto se aprende durante as atividades pela troca de experiências.
Daniela Macário Custódio deixou registradas as vivências da turma, ressaltando que a Unati é um projeto agregador de pessoas e gerações. Enalteceu a participação dos professores e monitores no projeto, pelo fato de desenvolverem as atividades sempre com muito carinho e atenção. Encerrou a cerimônia agradecendo a presença de todos em nome do diretor acadêmico da Unifadra Prof. Dr. Enio Garbelini e do diretor executivo da Fundec Edson Hissatomi Kai, que são grandes entusiastas e apoiadores do programa. (Com informações da Diretoria de Comunicação da FUNDEC)
Autor: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO/FUNDEC