01 DEZ 2022
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
COM PASTA RECÉM-CRIADA DO AGRONEGÓCIO, DRACENA É CERTIFICADA NO MUNICÍPIO AGRO
Um dos momentos da certificação do Programa Município Agro em São Paulo
A Prefeitura de Dracena, através da Secretaria do Agronegócio foi certificada no Município Agro, ranking paulista e obteve lugar de destaque no Estado. O evento de certificação dos municípios foi em São Paulo, no período da tarde desta quarta-feira, 30, contou com a presença de diversas autoridades.
O prefeito André Lemos, a secretária do Agronegócio Márcia de Freitas e o secretário adjunto de Governo Maykel André Viccioli dos Santos estiveram participaram da cerimônia.
A secretária Márcia, interlocutora do programa comentou que em tão pouco tempo de existência da pasta no município, se começa a colher os frutos que foram plantados. A pasta do Agronegócio foi criada neste ano, numa iniciativa do prefeito André, que acredita no agro e espera o seu fortalecimento ainda mais na cidade e região.
Márcia pontuou: “O prefeito André tem nos dado todo o apoio para avançar nas ações do Agronegócio na cidade, é uma grande vitória das execuções das nossas ações, um trabalho de toda equipe e também em conjunto com a colaboração de outras secretarias, agradeço muito a todos que colaboraram com a gente, todos que nos forneceram informações. É um trabalho de equipe para conseguirmos chegar a esse resultado”. Dracena ficou em 50º no ranking geral do Estado. Sua classificação foi melhor que cidades maiores.
O prefeito André cumprimentou a todos da secretaria do Agronegócio, na pessoa da secretária Márcia, e disse que Dracena e região têm muito o que explorar neste segmento, que é de grande importância para a economia, gerando postos de trabalho.

PROGRAMA
O Município Agro é um programa que tem por objetivo promover o desenvolvimento rural sustentável no Estado de São Paulo estimulando as prefeituras a implementar e desenvolver agendas estratégicas estaduais, a fim de fortalecer a gestão rural local e melhorar produtividade e sustentabilidade do agronegócio paulista. Além disso, orientar os municípios no atendimento às diretrizes do Programa do Governo Estadual Cidadania no Campo visando o desenvolvimento rural sustentável através da parceria entre os entes governamentais.
Neste ano de 2022, o programa completou a sua 4ª edição, e incentiva, por meio de mecanismos técnicos, o desenvolvimento e a implantação de políticas públicas relacionadas ao setor agropecuário, sendo executado pela Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo (SAA) em parceria com as prefeituras que aderirem ao Sistema.
As prefeituras que aderiram o Sistema Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável - SEDRUS concordaram e ficaram em conformidade com os objetivos da SAA, reconhecendo a importância do agro e das necessidades de investir em ações para melhorar as condições de vida das pessoas na área rural.
Criado pelo Decreto Estadual nº 64.467/2019 e regimentado pela Resolução SAA nº 15/2022, o Ciclo 2021/2022 contou com a participação de 345 municípios, que apresentaram documentos comprobatórios de atividades desenvolvidas por eles, relativas às 10 diretivas do programa, sendo elas; Estrutura Institucional; Infraestrutura Rural; Produção e Consumo Sustentável; Sanidade Agropecuária; Abastecimento e Segurança Alimentar; Fortalecimento Social do Campo; Solo e Água; Biodiversidade; Resiliência, Mitigação e Adaptação as Mudanças Climáticas; Interação Campo-Cidade, além das proatividades e participação em 4 capacitações on line que a coordenação ofertou.
As prefeituras tiveram do dia 01/08/2022 à 16/09/2022 para enviarem seus relatórios, via sistema oficial do programa, os quais foram analisados e pontuados pela equipe técnica da CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral.
A premiação aos certificados de 2022 foi no valor de 5 milhões de reais, distribuídos à 141 municípios.