21 NOV 2022
SAÚDE
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DE DRACENA ALERTA PARA AUMENTO DE ACIDENTES COM ESCORPIÃO

A Vigilância Epidemiológica de Dracena alerta sobre o aumento de acidentes com animais peçonhentos. O município tem registrado número de casos crescentes de acidentes envolvendo o escorpião e alerta que o risco é ainda maior principalmente quando se fala no grupo de pessoas vulneráveis como, crianças até 10 anos. Elas sentem mais a ação do veneno escorpiônico e têm maior chance de óbito.

Fique atento aos sintomas:
Dor no local da picada aparece de imediato. Os sintomas variam de acordo com a quantidade do veneno inoculada e a massa corporal do paciente. Em crianças ocorrerá inicialmente um choro intenso e abrupto devido à dor.
O local da picada às vezes fica vermelho, pode inchar e apresentar suor. A dor e esses outros sinais podem irradiar para braço ou perna e a partir desse momento, a criança apresenta aumento dos batimentos cardíacos e da respiração.

PORTANTO, DIANTE DESSES SINTOMAS, MESMO QUE NÃO SE TENHA VISTO O ANIMAIL, DEVE-SE PENSAR EM PICADA DE ESCORPIÃO E PROCURAR O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL O ATENDIMENTO MÉDICO.

O que fazer para controlar a ocorrência de escorpiões?

As medidas de controle e manejo populacional de escorpiões baseiam-se na retirada/coleta dos escorpiões e modificação das condições do ambiente, a fim de torná-lo desfavorável à ocorrência, permanência e proliferação destes animais.

• Manter limpos quintais e jardins, não acumular folhas secas e lixo domiciliar;
• Limpar terrenos baldios situados a cerca de dois metros (aceiro) das redondezas dos imóveis;
• Eliminar fontes de alimento para os escorpiões: baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados;
• Evitar a formação de ambientes favoráveis ao abrigo de escorpiões, como obras de construção civil e terraplenagens que possam deixar entulho, superfícies sem revestimento, umidade, etc;
• Remover periodicamente materiais de construção e lenha armazenados, evitando o acúmulo exagerado;
• Rebocar paredes para que não apresentem vãos ou frestas;
• Vedar soleiras de portas com rolos de areia ou rodos de borracha;
• Reparar rodapés soltos e colocar telas nas janelas;
• Telar as aberturas dos ralos, pias ou tanques;
• Manter todos os pontos de energia e telefone devidamente vedados.

DILEMA
Escorpião x Inseticida

As evidências até o momento, demonstram que o controle químico é CONTRAINDICADO para as espécies mais comuns encontradas no Estado de São Paulo que exibem uma característica peculiar de ficarem longos períodos imóveis em esconderijos (frestas, restos de construção, cascas ou folhas de árvores, madeiras entre outros) e manterem o estigma pulmonar fechado diminuem o contato com o inseticida, portanto torna o tratamento químico ineficaz.

ENTÃO VALE RESSALTAR QUE NÃO EXISTE INSETICIDA PRECONIZADO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA A PREVENÇÃO DO APARECIMENTO DE ESCORPIÕES.

Autor: DIRETORIA DE COMUNICAÇÃÕ