06 OUT 2022
CAMPANHA DA POLIO É PRORROGADA ATÉ O DIA 31 DESTE MÊS
A campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) foi prorrogada até o dia 31 deste mês. A Vigilância Epidemiológica alerta aos pais de crianças de 1 até 5 anos de idade que ainda não foram procurar pelo serviço de imunização que compareçam à Policlínica Municipal, no Bairro São Cristóvão, na Sala de Vacina, das 7h às 15h. É importante levar a caderneta de vacina da criança.
Até o momento, a Saúde municipal contabiliza uma cobertura vacinal de 75% das crianças na faixara etária de 1 a 5 anos contra a polio, porém a meta estabelecida é atingir 95%.

IMPORTANTE PARA A SAÚDE

A vacina contra a poliomielite, também conhecida como VIP ou VOP, é uma vacina que protege a criança de 3 tipos diferentes do vírus que causam esta doença, conhecida popularmente como paralisia infantil, em que pode haver comprometimento do sistema nervoso e levar à paralisia de membros e alterações motoras na criança.
Para proteger contra a infecção pelo vírus da poliomielite, a recomendação da Organização Mundial de Saúde e da Sociedade Brasileira de Imunização é a de que sejam dadas 3 doses da vacina VIP, que é a vacina dada por meio de injeção, até os 6 meses e que sejam tomadas outras 2 doses da vacina até os 5 anos, que pode ser tanto por via oral, que é a vacina VOP, ou injetável, sendo esta a forma mais indicada.

A vacina contra poliomielite é gratuita e é oferecida pelo Sistema Único de Saúde, devendo ser aplicada nos postos de saúde por um profissional de saúde.