14 JUN 2022
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
ALUNOS DA ESCOLA MOACIR SIMARDI APRENDEM SOBRE A ÁRVORE PAU BRASIL
Os alunos do 5° ano A da Emefi Professor Moacir Simardi participaram de uma atividade especial, na semana passada em comemoração a Semana do Meio Ambiente.
A professora Elisabete Maldonado Kozan apresentou aos alunos a muda da árvore pau-brasil, doada pelo viveiro municipal, através da diretora de Meio Ambiente Dulci Guastaldi. O grupo fez o plantio da muda de árvore na área verde no Bairro São Cristóvão.
A professora explicou aos estudantes a importância da árvore pau-brasil. O pau brasil é a nossa madeira símbolo, representando o primeiro grande ciclo econômico do Brasil. O extrativismo durou até 1875, com exportação do pau-brasil para a fabricação de corantes, construção naval e marcenaria de luxo. Em 1605, apenas 105 após o descobrimento do Brasil pelos portugueses, já se falava em medidas de proteção, mas elas nunca surtiram muito efeito. Sua coloração vermelho-fogo era utilizado no tingimento de linhos sedas e algodão nas cortes europeias. O pau-brasil é protegido por uma portaria exclusiva. A madeira é pesada, lisa e dura e  altamente resistente a organismos xilófagos. A madeira do pau-brasil é excelente para a fabricação de arcos de violinos e outros instrumentos musicais.

Versão do Sistema: 3.2.6 - 05/09/2022