06 JUN 2022
SAÚDE DE DRACENA ALERTA PARA BAIXA PROCURA PELA VACINA CONTRA O SARAMPO
A vacina é para as crianças de 6 meses até 5 anos de idade
A Vigilância Epidemiológica informou na semana passada que a procura pela vacina para combater o sarampo está muito baixa no município de Dracena. Até quinta-feira, 2, o número de crianças que receberam a vacina neste ano era de 600 crianças, o que representa uma cobertura vacinal de 28.6% da população que necessita ser imunizada contra a doença.
A estimativa da Saúde local é atender 2.096 crianças na faixa etária de 6 meses até 5 anos de idade.
A vacina está a disposição da população de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, na Sala de Vacina na Policlínica, no Bairro São Cristóvão.

PODE LEVAR A MORTE
Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando a pessoa doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de se evitar o sarampo é pela vacina.

Os principais sintomas do sarampo são:

• febre acompanhada de tosse;
  • irritação nos olhos;
  • nariz escorrendo ou entupido;
  • mal-estar intenso;

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.