18 ABR 2022
SAÚDE
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA COM APOIO DE SECRETARIAS E SUCEN DÁ SEQUÊNCIA AO COMBATE À DENGUE EM DRACENA
A Vigilância Epidemiológica informa que desde o início do ano de 2022 até o momento já foram notificados 541 casos positivos de dengue e 362 aguardam o resultado do exame. As ações de combate contra o mosquito aedes aegypti foram intensificadas, devido ao aumento dos casos.
Em março foi realizado o mutirão de limpeza em Dracena em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, para eliminação de atuais e possíveis criadouros do mosquito aedes.
As visitas (bloqueio contra criadouros) estão sendo realizadas de forma contínua onde há maior número de casos positivos e suspeitos e, logo em seguida, é efetuada a nebulização costal. Este trabalho tem tido o apoio das Secretarias de Infraestrutura, Agricultura e SUCEN.
No último dia 12 foi iniciada a nebulização ambiental no período noturno em alguns bairros da cidade (partes do Santa Clara, do Centro e do São Francisco).
A VE explica que essas residências foram visitadas pelos agentes de endemias e agentes de saúde, com o objetivo de extinguir criadouros, orientar e deixar o imóvel desfavorável para novos riscos iminentes, uma vez que a ação elimina apenas o mosquito adulto. É importante que os moradores mantenham os cuidados diários rotineiramente.
Nesta semana, a ação se estenderá para outros bairros onde não acontece a nebulização costal atualmente. Serão percorridos por três dias seguidos os mesmos locais: partes do Centro (Av. Presidente Roosevelt até a Rua Frei Perin e da Rua Princesa Izabel até a Rua Marechal Deodoro da Fonseca); partes da Vila Lucélia (Avenida Presidente Roosevelt até a Rua Vendramin e da Rua Tupã até a Rua Marechal Deodoro da Fonseca); partes do Jussara (Rua Carlos Gomes até a Rua Frei Perin e da Rua Marechal Deodoro da Fonseca até a Rua Princesa Izabel).