17 MAR 2022
SAÚDE DE DRACENA INFORMA SOBRE CAMPANHA DE PREVENÇÃO À TUBERCULOSE
Se você está com uma tosse persistente há dias, fique atento e procure pelo serviço de saúde
A Secretaria Municipal de Saúde de Dracena realiza a campanha contra a tuberculose até o dia 29 deste mês. A campanha foi iniciada na terça-feira, 15.

O que é a tuberculose?
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A tuberculose é uma doença grave provocada por uma bactéria (bacilo de Koch).

Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico da tuberculose é feito através de exames laboratoriais, exames de imagem e avaliação médica.

Qual a forma de transmissão?
A tuberculose é uma doença de transmissão aérea, portanto, direta  de pessoa pra pessoa, o doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando. Pessoas com a imunidade baixa ficam mais suscetíveis a doença.

Quais os sintomas?
tosse persistente — com muco e/ou sangue;
suor à noite;
febre vespertina
emagrecimento.

Tratamento e Cura
O  tratamento da tuberculose é contínuo, durando cerca de seis meses. Muitos pacientes não seguem o tratamento à risca e isso deixa a sua saúde e a das pessoas ao seu redor em risco, pois apenas o tratamento completo leva à cura.

Este tratamento é oferecido pelo SUS