31 JAN 2022
PREFEITO ANDRÉ LEMOS DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM DRACENA APÓS CHUVAS DE MAIS DE 140 MM NO FINAL DE SEMANA
Ponte da Estrada do Akamine teve a cabeceira destruída: local necessitará de nova ponte
O prefeito André Lemos assinou na manhã desta segunda-feira, 31/01, o decreto n° 7553/2022 que trata da situação de emergência no município  de  Dracena  em decorrência da grande precipitação pluviométrica, ocorrida no sábado, 29, e domingo, 30, que passaram.
Conforme a Unesp de Dracena, as  fortes  chuvas  que  assolaram  a cidade tiveram proporção pluviométrica de 146,20 milímetros, até às 8h de hoje,  segundo  o  boletim  meteorológico d i s p o n í v e l  n o  e n d e r e ç o  e l e t r ô n i c o https://www3.dracena.unesp.br/estacao/wlwx/index.php?lang=pt do Campus  da  Unesp,  de  Dracena.
O volume de chuvas causou prejuízos na zona rural, com desmoronamentos de pontes, quedas de barreiras e buracos em parte de suas estradas rurais.
O prefeito André Lemos afirma que efetivo da Prefeitura, por meio de uma força tarefa, vem dimensionando os prejuízos e tomando medidas necessárias para amenizar, na medida do possível, o impacto sobre a população dracenense.
Considerando que serão necessárias as aquisições de bens, produtos e serviços, de forma  emergencial,  por  dispensa  de  licitação,  para socorrer as equipes municipais que estão na frente de trabalho.
Um dos locais afetados pelas chuvas foi a estrada da Palmeirinha, prolongamento da rua Aristides Zanoni, após o Colégio Objetivo, também conhecida por estrada do Akamine. O prefeito André Lemos esteve nesta manhã verificando o local e conversou com dois moradores que estavam por lá.
O agropecuarista Antônio Marques Caldeira que reside no bairro Palmeirinha, após a ponte, há 30 anos comentou que a usava como passagem para se descolocar, porém agora com o dano precisará ter que percorrer uns sete quilômetros a mais. Caldeira disse que utilizava a ponte também para transportar o gado.
Segundo ele, o medidor de chuvas da propriedade em que reside atingiu mais de 130 milímetros de chuva, chegando a transbordar.
Confira o decreto na íntegra logo abaixo. Veja Galeria de Fotos das chuvas do final de semana:  Prefeitura de Dracena / SP - CHUVAS DO ÚLTIMO FINAL DE SEMANA DE JANEIRO DE 2022 ULTRAPASSAM 140 MM E CAUSAM DANOS