04 NOV 2021
CAMPANHA OUTUBRO ROSA DESTE ANO TEM MAIOR PROCURA PELAS MULHERES EM DRACENA
No ano passado, devido à pandemia da covid 19, a campanha apresentou números bem menores se comparados aos deste ano
A Secretaria Municipal de Saúde promoveu durante o mês passado a campanha de prevenção ao câncer de mama e câncer de útero, no Outubro Rosa.
O município recebeu a Unidade Móvel de Presidente Prudente (Associação de Apoio ao Portador de Câncer de Presidente Prudente), onde foram realizados 37 exames de Papanicolau, para mulher na faixa etária de 25 anos a 64 anos. A unidade móvel ficou por um dia instalada na Praça Pedro D’ Santi, no Jardim Brasilândia.
As unidades de saúde da cidade também atenderam mulheres para fazer os exames.
A Secretaria de Saúde informa que foram efetuados neste Outubro Rosa, 583 mamografias e 525 preventivos. Conforme a enfermeira Meliane Pereira, diretora de Atenção em Saúde, a ação foi boa atingindo as expectativas. A Saúde não obteve ainda todos os resultados dos exames para traçar uma análise da situação da saúde das mulheres que passaram pelos exames.
No ano passado, devido à pandemia de covid 19, a quantidade de mulheres que procuraram pelo atendimento foi bem abaixo deste ano. Os números da campanha Outubro Rosa de 2020 foram mamografia: 34 e preventivo: 255.