23 SET 2021
SAÚDE
CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES ALERTA PARA AUMENTO DE ABANDONO DE ANIMAIS NESTE ANO
O Centro de Controle de Zoonoses alerta para um problema sério que vem acontecendo no município de Dracena. Com frequência estão sendo encontrados animais, na sua maioria, cães abandonados.
A chefe do CCZ Luciana dos Santos informa que neste ano, está havendo muito abandono. “Recolhemos recentemente uma cadela que havia dado cria de oito filhotes; estamos com uma outra com filhotes; outro dia abandonaram mais duas caixas cheia de filhotes; na semana passada, foi encontrada outra caixa com filhotes de cães”, ela pede a colaboração da população para não abandonar os animais.
O município conta com projeto de castração, porém não é possível atender a todos. “Pedimos para que pessoas que têm animais providencie a castração ou em caso de seus cães terem filhotes não tomam essa medida de abandoná-los. O município não consegue sozinho cuidar de todos esses animais, não é responsabilidade da administração municipal. Nem se construíssemos três canis na cidade não seria suficiente”, explica Luciana.
Ela afirma que no período de janeiro a julho deste ano, foram cadastrados pelo município 240 gatas; 49 gatos; 20 cadelas e um cão. O contrato do serviço de castração dos animais foi concluído em agosto e está sendo renovado.
Luciana informa que interessados pelo serviço devem procurar o CCZ. O telefone é 3822-7570 – Rua Spinardi, 3.

A FUNÇÃO DO CCZ
Existe uma má interpretação quanto ao serviço do Centro de Controle de Zoonoses. A função do CCZ é controlar as doenças que são transmitidas de animais para os seres humanos (no nosso município especificamente a raiva e a leishmaniose). Não é local de depósito de animais (canil).
Embora por falta de lugar específico, o CCZ tem feito o serviço de recolhimento de animais soltos em via pública e abandonados, no caso dos cães é feito exame de leishmaniose, assim que recolhidos, caso seja positivo, para a enfermidade, o cão é eutanasiado, caso negativo fica à disposição da população para adoção, recebendo alimentação adequada (ração) e abrigo.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024