17 AGO 2021
EMDAEP COMPLETA 38 ANOS DE SUA CONSTITUIÇÃO
Sede atual da Emdaep
Nesta terça-feira, a lei de constituição da EMDAEP – Empresa de Desenvolvimento, Água, Esgoto e Pavimentação e Dracena completa 38 anos. A Lei Nº 1.483 foi sancionada e promulgada pelo prefeito Oswaldo Paulino dos Santos em 17 de agosto de 1983, após sua aprovação pela Câmara. A Lei foi regulamentada pelo Decreto Nº 2.487 de 19 de dezembro daquele ano.
Na época funcionava o SAMAE – Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgotos. A EMDAEP foi a sucessora dos serviços de água e esgoto e criou o setor de pavimentação. A nova empresa entrou em funcionamento no dia 1º de janeiro de 1984.
A EMDAEP recebeu o patrimônio do SAMAE e tinha capital inicial de 40 milhões de cruzeiros. Ficou estabelecido por lei que a renovação do serviço de concessão ocorreria a cada 10 anos. É uma empresa pública municipal dotada de personalidade jurídica de direito privado.
Entre 1984 e 1990 a EMDAEP funcionou na Rua Monte Castelo, entre as Avenidas Presidente Vargas e Presidente Roosevelt. Houve a mudança para o antigo prédio do Fórum da Comarca, na Rua Santos Dumont onde a empresa permaneceu até 2006. Em setembro de 2006, nova mudança para a Avenida Presidente Roosevelt, imediações da antiga rodoviária. A partir de agosto de 2010 a EMDAEP passou a funcionar na Rua Euclides da Cunha, esquina com a Rua Monte Castelo. A atual sede da Rua Euclides da Cunha nº 98 começou a ser utilizada em agosto de 2017. Ao longo de sua história a empresa não teve sede própria, recorrendo a imóveis alugados ou cedidos como o antigo Fórum.
Atualmente, a empresa possui cerca de 140 funcionários regidos pela CLT – Consolidação das Leis do Trabalho. A presidência é exercida pelo vice-prefeito Guido Francisco Baggio. São diretores Léo Coelho de Andrade (administrativo) e Natália Lopes Agostinho Sosin (financeiro). Guido é o quarto vice-prefeito a presidir a EMDAEP. Os anteriores foram Carlos Poli, Ladislau Guizardi e Lúcio Sacco.

PRESIDENTES

Confira os nomes dos presidentes da EMDAEP desde 1984:
- Carlos Osvaldo de Carvalho Poli, entre 1º de janeiro de 1984 a 16 de novembro de 1986. Dr. Poli era vice-prefeito de Oswaldo Paulino dos Santos.
- Carlos Eduardo Pimentel, entre 17 de novembro de 1986 a 1º de maio de 1988. Nomeado pelo prefeito Oswaldo Paulino dos Santos.
- Joaquim Rodrigues Filho, entre 2 de maio de 1988 a 31 de dezembro de 1988. Nomeado pelo prefeito Oswaldo Paulino dos Santos.
- Ladislau Guizardi, entre 2 de janeiro de 1989 a 31 de dezembro de 1992. Guizardi era vice-prefeito na gestão do prefeito José Cláudio Grando.
- Lúcio Sacco, entre 1º de janeiro de 1993 a 1º de abril de 1996. Lúcio era vice do prefeito Zezinho Garcia.
- Joaquim Rodrigues Filho foi presidente pela segunda vez entre 2 de maio de 1996 a 31 de julho de 1997. Nomeado pelos prefeitos Zezinho Garcia e José Cláudio Grando.
- Ladislau Guizardi voltou à presidência no período de 1º de agosto de 1997 a 31 de dezembro de 2000. Nomeado pelo prefeito José Cláudio Grando.
- Enivaldo Aparecido Sartori, entre 1º de janeiro de 2001 a 31 de dezembro de 2005. Nomeado pelo prefeito Júnior Stelato.
- Rubens Francisco de Arruda Filho, entre 1º de janeiro de 2006 a 2 de junho de 2008. Nomeado pelo prefeito Júnior Stelato.
- Eunice Maria Faccin de Souza, entre 3 de junho de 2008 a 31 de dezembro de 2008. Nomeada pelo prefeito Júnior Stelato. Eunice foi a única mulher presidente da história. Ela era funcionária da carreira da empresa.
- Vanderlei Isael Biazini, entre 1º de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2012. Durante a gestão do prefeito Célio Rejani.
- Bonfilho Antonio, entre 1º de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2016. Durante a gestão do prefeito José Antonio Pedretti.
- Fernando Ruiz Filho, entre 1º de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2020. Nomeado pelo prefeito Juliano Brito Bertolini.
- O vice-prefeito Guido Francisco Baggio assumiu em 1º de janeiro de 2021 nomeado pelo prefeito André Lemos.
Ladislau Guizardi foi o presidente por mais tempo, em torno de 7 anos e 3 meses.

O atual presidente Guido Francisco Baggio e diretoria parabenizam os ex-presidentes e ex-diretores, funcionários da empresa em todos os períodos, ex-prefeitos e ex-vice-prefeitos, população e o atual prefeito André Lemos pela história de conquistas da EMDAEP durante toda sua história de quase 40 anos.

Autor: Ass. Relações Públicas da EMDAEP