09 AGO 2021
SAÚDE
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA PROMOVE AÇÃO NA FEIRA LIVRE DE QUARTA EM PREVENÇÃO À LEISHMANIOSE
Inquérito canino é realizado semanalmente, com os agentes passando nas residências onde há cães
Neste ano até o momento, a Saúde municipal de Dracena não registrou nenhum caso positivo da doença em humano
Esta semana é dedicada à Semana Estadual de Prevenção da Leishmaniose Visceral. A Vigilância Epidemiológica (VE) informa que serão realizadas visitas intensificadas no Bairro São Francisco.
Como medida para prevenção à doença, o município também disponibiliza caçambas em pontos estratégicos, para remoção de matéria orgânica, criadouro do mosquito palha, transmissor da leishmaniose.
Na quarta-feira que vem, dia 11, equipe da VE fará panfletagem na feira livre orientando a população sobre a doença, seus riscos e prevenção.
Neste ano, Dracena não registrou nenhum caso de leishmaniose em humano.
SAÚDE ANIMAL
Com relação à doença em cães, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) pontua que efetua o inquérito canino durante todo o ano, semanalmente de segunda a sexta, fazendo a coleta de sangue dos animais, passando nas residências. Mesmo com a pandemia o trabalho não foi interrompido.
A exceção são os animais que são vacinados contra a leishmaniose ou quando o morador se compromete a fazer o exame em laboratório particular.
A chefe do CCZ, Luciana dos Santos, apresentou levantamento sobre os números da unidade. De janeiro a julho deste ano, foram efetuadas 718 coletas de sangue em cães, sendo que 210 tiveram resultados positivos apontados pelo Instituto Adolfo Lutz.
No mesmo período do ano que passou, foram coletadas 345 amostras de sangue de cães e 94 deram positivas para leishmaniose, segundo o Adolfo Lutz. Luciana disse que o número menor deve-se a pandemia da covid, provocando certo prejuízo ao andamento dos trabalhos e a reforma que o CCZ passou naquele ano.
A orientação do CCZ é para que pessoas que tenham animais em casa fiquem sempre atentas ao estado de saúde deles e também a limpeza dos quintais, evitando deixar fezes sem recolher.