16 JUN 2021
PREFEITO ANDRÉ LEMOS REÚNE AUTORIDADES NA LUTA CONTRA A PANDEMIA
Prefeito André quando iniciava a reunião na manhã de hoje, na sala do cidadão
Na semana passada, o prefeito editou novo decreto estabelecendo medidas que visam o combate à pandemia de Covid-19: promotor de justiça Ruy Bodini afirma que determinação deve ser cumprida por todos
 O prefeito André Lemos se reuniu na manhã de hoje, 16, com autoridades do município, a fim de alinhar a ação dos poderes no cumprimento prático do decreto municipal n.º 7.443 - de 11 de junho de 2021. O decreto, cujas regras foram determinadas pelo chefe do executivo, disciplina a venda de bebidas alcoólicas e inibe a aglomerações de pessoas; ações que visam o enfrentamento da pandemia decorrente do COVID-19.
A reunião ocorreu na sala do cidadão, no paço municipal, e contou com as presenças de representantes do Legislativo; Vigilância Sanitária, Fiscalização municipal; das Polícias Militar e Civil; Judiciário; Ministério Público, Associação Comercial e Empresarial; Sindicato dos Comerciários; Conselho Tutelar; Conselho Comunitário de Segurança (Conseg). A juíza Aline Tabuchi da Silva participou de maneira remota e parabenizou o prefeito por tal medida, também colocou o Poder Judiciário ao dispor do município.
A ideia do prefeito André ao promover o encontro, foi estreitar a parceria com todos os poderes representativos da sociedade em busca de oferecer um serviço de qualidade no cumprimento do decreto. “Nosso receio é de passar por dias piores do que vivemos no período de fevereiro a março deste ano. Nossa UTI está cheia, assim como a enfermaria, naquela ocasião não tivemos falta de medicamentos, como o kit entubação, mas agora já fomos informados pela Santa Casa que poderemos viver dias de falta desses itens tão importantes”, explicou o prefeito ressaltando que quando o município procura comprar esses remédios também não está conseguindo, porque estão em falta, segundo os fornecedores.
O chefe do executivo, mais uma vez pede a união dos poderes para apoiar na parte prática do combate à pandemia.
Mailson Botelho, chefe de Fiscalização do município e Aline Andrade, diretora de Vigilância em Saúde apresentaram suas dificuldades em algumas ocasiões para atuar e foram orientados pelo promotor de justiça Ruy Bodini, responsável pela 3ª Promotoria Pública da Comarca de Dracena, cuja atribuição é a Infância e Juventude.
Dr. Ruy Bodini deixou bem claro durante a reunião que o decreto municipal tem valor de Lei, portanto é uma ordem que deve ser cumprida na cidade. “Estamos vivendo um momento atípico, com isso, as leis muitas vezes precisam ser interpretadas de maneira excepcional, contudo todos têm deveres, incluindo as crianças e os adolescentes. A Polícia e o Conselho Tutelar podem sim abordá-los quando necessário, dentro de um ambiente legal, e aqueles que se negarem a passar informações solicitadas poderão ser levados à delegacia, lógico que sem nenhum tipo de violência”, explicou o promotor de justiça em esclarecimento aos participantes.
No auge da pandemia no início do ano, os poderes constituídos se reuniram e numa parceria desenvolveram operações que obtiveram resultado satisfatório, com a atuação de frente das Polícias, do Conselho Tutelar, Fiscalização e Vigilância.
O capitão Pedro, que acabou de assumir o comando da 1ª Cia. da Polícia Militar na cidade informou durante a reunião que a instituição irá apoiar no que for possível, assim como o delegado seccional da Polícia Civil, dr. Nilton Paschoal. Este disse que não irá deixar de apurar um crime. “Se todos tiverem atuando juntos é melhor para todos, nos colocamos a disposição para promover operações, inclusive utilizando drone”, disse dr. Nilton.
O presidente da Associação Comercial Luciano Gerlin da Silva também se colocou à disposição para fazer com que as regras do decreto sejam cumpridas pelos comerciantes. “Queremos continuar oferecendo nosso serviço à população, o comércio aberto, mas para isso, todos têm que seguir o que está estabelecido, para não sermos penalizados, tendo que fechar as portas novamente”.
O presidente do Sindicato dos Comerciários, Sérgio Manoel, chamou a atenção da população para o uso correto da máscara. “Estamos sempre vendo pessoas com máscaras nos queixos”, disse Sérgio sugerindo ainda que as regras para venda de bebidas alcóolicas sejam mais rigorosas.
O presidente do Conseg, Milton Polon por sua vez, pontuou que tem observado logo cedo botecos já abertos, com pessoas frequentando e o pior sem o uso de máscaras. Também pediu mais rigor na fiscalização nas filas dos bancos e das lotéricas.
Ficou estabelecido que nos próximos dias, as Polícias juntas aos setores da Fiscalização, a Vigilância e o Conselho Tutelar se reunirão para traçar metas a serem cumpridas, como um plano de ação seguro e eficaz.
Dr. Ruy se colocou mais uma vez a disposição do município e falou também em nomes dos demais três promotores, para dirimir dúvidas e colaborar junto aos demais para que seja prestado um serviço de qualidade a população.