23 MAI 2023
DRACENA SEDIA AMANHÃ OFICINA PREPARATÓRIA PARA OPERAÇÃO ESTIAGEM DA DEFESA CIVIL ESTADUAL
O evento está ocorrendo no município pela primeira vez com a organização da Defesa Civil local e contará com a participação de 56 cidades

Nesta quarta-feira, 24/05, será promovida a Oficina Preparatória para Operação Estiagem (OPOE), em Dracena, através do Governo do Estado de São Paulo, Casa Militar e Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, na Associação Dracenense de Esporte e Cultura (ADEC). A Defesa Civil local está organizando pela primeira vez o evento no município.
A coordenadora da Defesa Civil dracenense Márcia Roberta de Freitas, que é também secretária do Agronegócio informa que haverá a participação de 56 cidades da região de Presidente Prudente e o coordenador regional da COMPDEC (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil), capitão Pecoraro.

O tenente coronel PM diretor do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil Rinaldo de Araújo Monteiro explica que a oficina consiste em um treinamento de campo, regionalizado, com objetivo de especializar os agentes municipais de proteção e defesa civil para atuação nas ocorrências típicas do período de estiagem e demais ações pertinentes.

O cronograma consta:

8h - café e recepção

8h45 - abertura e palavras das autoridades

9h30 - 1ª aula - acionamento do PLANCON e PAME

10h15 - 2ª aula - URA/inserção de dados SIDEC

11h - 3ª aula - protocolo de acionamento de aeronaves

11h45 - 4ª aula - crimes ambientes (incêndio)

12h30 - almoço

14h - base 1: técnicas de combate direto (foto e abafadores); base 2: técnicas de combate indireto (abertura de aceiros); base 3: regras de segurança; deslocamento no terreno; base 4: exposição de materiais básicos para uma equipe de combate a incêndio florestal.

17h - encerramento.