07 FEV 2023
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DE DRACENA ALERTA PARA O RISCO DE EPIDEMIA NA CIDADE
Agentes visitam casa a casa e estabelecimentos comerciais, verificando condições
As ações por meio da Vigilância não param por todos os bairros da cidade, mas cada um deve cuidar do seu ambiente, evitando o mosquito

A Vigilância Epidemiológica informa que no mês de janeiro houve o levantamento do Índice de Breteau, utilizado na avaliação da densidade larvária do mosquito Aedes aegypti, para mensurar a infestação no município através de amostra.
O nível do índice de Dracena foi de 4.34, o que significa risco de epidemia, o ideal seria igual ou abaixo de 1,0.

A Secretaria de Saúde por meio da Vigilância Epidemiológica local pede atenção da população e alerta quanto aos cuidados e intensificação redobrada que todos devem ter com a proliferação do mosquito, a fim de prevenir a transmissão de doenças como dengue, zica vírus e chikungunya.

Do início deste ano até hoje, 7, a VE contabiliza 95 casos positivos de dengue e 244 suspeitos da doença.

Falta de inseticida

O município de Dracena encontra-se desabastecido de inseticida contra o mosquito Aedes aegypti, utilizado mediante casos positivos de dengue. O produto está indisponível no Ministério da Saúde. O inseticida só elimina o mosquito na fase adulta do inseto.

É importante intensificar as ações de controle baseada nas visitas domiciliares, na remoção de recipientes que possam ser criadouros do mosquito, tratamento em recipientes que não possam ser protegidos ou removidos e na orientação e educação da população.

CONFIRA OS SINTOMAS E SINAIS DAS DOENÇAS

DENGUE

Chikungunya

Zica Vírus

Dores nas articulações

Dores nas articulações de pés e mãos

Lesões na pele

Dor no fundo dos olhos

Dor de cabeça

Febre baixa

Manchas vermelhas

Dor muscular

Dor nas costas

Febre/ Dor de cabeça

Manchas Vermelhas

Olhos Vermelhos

Náuseas

Febre alta

Dor nas articulações

Em casos de sintomas procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa. Previr é o único jeito de combater a doença.