12 AGO 2022
SAÚDE
MUNICÍPIO DESENVOLVE AÇÕES NA SEMANA ESTADUAL DE COMBATE À LEISHMANIOSE VISCERAL

Nesta semana, de 8 a 12,  foi realizada a SEMANA ESTADUAL DE LEISHMANIOSE VISCERAL no distrito de Jamaica, que tem por objetivo intensificar a prevenção e orientar a população referente aos cuidados e a gravidade da doença que acomete tanto os cães quanto a população em geral.
No dia 8 foi realizado o manejo ambiental com a equipe da Vigilância Epidemiológica em parceria com o Estado, na visita aos imóveis, orientando sobre cuidados e prevenção na eliminação do mosquito palha, vetor da leishmaniose.

No dia 10 foi realizado orientação com panfletos com as agentes de endemias na feira livre de Dracena.

No dia 11 houve o recolhimento de materiais retirados pela população do distrito em parceria com a Secretaria de Agricultura.

No dia 12 o Centro de Controle de Zoonoses realizou testes rápidos de leishmaniose nos animais daquela localidade e a Paula Fernandes (chefe da Vigilância) ministrou palestra para os alunos da Escola Amador Franco da Silveira sobre a leishmaniose visceral.

O que é a leishmaniose visceral?

A leishmaniose visceral é uma doença grave, causada pelo protozoário Leishmania Chagasi, transmitido através da picada de um inseto chamado por flebotomíneo (Lutzomya longipalpis), popularmente conhecido por mosquito palha que é o vetor e que pode atingir pessoas e animais, principalmente o cão. Esse tipo de leishmaniose afeta os órgãos das vísceras, como baço e o fígado.