14 JUL 2022
VE DE DRACENA INFORMA CASO POSITIVO IMPORTADO DE CHIKUNGUNYA
É importante que a população não se descuide quanto aos cuidados para prevenir o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da chikungunya, febre amarela e zika

A Vigilância Epidemiológica, por meio da Secretaria de Saúde e Higiene Pública, informa que foi notificado um primeiro caso positivo para chikungunya no município de Dracena no último dia 12 deste mês.

A Vigilância ressalta que o caso é considerado importado, porque a paciente diagnosticada, trata-se de uma mulher de 31 anos, que esteve em viagem ao nordeste no último mês.

Sobre a investigação epidemiológica, a Vigilância esclarece que a paciente sentiu os primeiros sintomas quando ainda estava em viagem. Além disso, quando retornou ao município, esteve em tratamento através do sistema particular de saúde que notificou à Secretaria de Saúde, após a confirmação do exame em laboratório privado.

Quanto as medidas de controle da transmissão da doença, a Vigilância informa que estão sendo realizadas ações de bloqueio contra criadouros e nebulização no bairro onde a paciente reside.

Cabe salientar que a forma de transmissão é através do mosquito Aedes Aegypti. Portanto é de suma importância a conscientização da população para os cuidados quanto à água parada.

NÚMEROS DA DENGUE
Hoje, 14, a VE contabiliza 1.514 casos positivos de dengue e 1.398 suspeitos da doença. Não houve registro de morte neste ano, devido à esta doença.

Como prevenir a chikungunya?

Assim como a dengue, Zika e febre amarela, é fundamental que as pessoas reforcem as medidas de eliminação dos criadouros de mosquitos Aedes aegypti nas suas casas, trabalhos e na vizinhança.
A melhor prevenção, sendo esta a principal e mais eficaz, é evitar a proliferação do mosquito eliminando água armazenada que pode se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e em manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos como tampas de garrafas.

Quais são os sinais e sintomas da chikungunya?

• Febre.
  • Dores intensas nas articulações
  • Dor nas costas
  • Dores pelo corpo.